Review: The Walking Dead s06e02 – “JSS”

The Walking Dead s06e02

O que me faz gostar mais de The Walking Dead (além dos zumbis, óbvio) é o desenvolvimento dramático dos seus protagonistas. Vez ou outra aparecem uns gatos pingados com a única funcão de morrerem, e isso é meio chato, mas na maioria das vezes temos boas surpresas e revelações, como mostra esse episódio 2 da sexta temporada.

Em “JSS” descobrimos a origem de Enid, aquela adolescente com cara de cu que conquistou o coração do nosso querido Carlinhos (Carl, para os não-íntimos). Tudo acontece rapidamente com uma narrativa fragmentada em que assistimos a vários estágios da personagem sobrevivendo sozinha até encontrar Alexandria.

O episódio acontece paralelamente ao anterior, o que impossibilita a participação de Rick e diversos outros personagens. Isso abre espaço para assistirmos a mais um show da Carol, que esquece o seu disfarce para salvar a vida das pessoas durante um ataque do grupo Wolves. Aliás, fica a questão no ar de como será a vida na comunidade após serem fortemente atacados. Finalmente entenderam o que Rick quis dizer quando falou do mundo exterior, mas será que os sobreviventes darão conta de superarem esse trauma?

Uma pena que a opção da diretora Jennifer Lynch tenha sido de deixar o telespectador tão cego quanto os próprios personagens. O ataque é confuso e em momento algum a câmera toma partido do ponto de vista dos inimigos. É uma lógica interessante, afinal cria empatia com os sobreviventes e nos deixam angustiados sem entender de fato o que está acontecendo, mas mesmo assim, a execução não parece ter sido das melhores. O tempo inteiro só vimos gente levando machadada, tiro e hora nenhuma dá para saber quem está atacando quem.

LEIA TAMBÉM:
Segunda temporada de Fear the Walking Dead terá episódios em alto-mar

Interessante observar o momento em que Carlinhos perdoa o padre Gabriel e se disponibiliza para treiná-lo. O Padre é um personagem que pode acrescentar muito nas questões morais de The Walking Dead, mas ele precisará de muito esforço para vencer a antipatia inicial criada desde seu primeiro momento na série e que atingiu altos níveis no final da temporada passada.

Agora é esperar mais uma semana para descobrir os efeitos desse ataque na cabeça dos sobreviventes de Alexandria e como eles enfrentarão a orda de zumbis que se aproxima calmamente.