Ao todo, serão oferecidas três oficinas em formatos distintos, virtual e presencial. Festival também anuncia podcast e e-book
Desde 2016, o Festival Durante, agita a cena cultural belo-horizontina, ocupando as ruas com suas performances artísticas. Por trás do projeto está uma equipe que acumula muitos anos de experiência em diversas frentes do universo artístico. E agora, o público geral terá oportunidade de entender e aprender sobre os processos.
O Durante, irá oferecer três oficinas gratuitas (incluindo uma online):
Oficina #1
“Organizando um projeto: planos e planilhas” sobre a organização de um projeto cultural, pensando os aspectos organizacionais desde a criação do projeto até o acompanhamento do mesmo. Ministrada por Giulia Haua. (virtual)
Dia 23/11 às 20h, quinta, online (através do google meet – link a ser compartilhado com participantes inscritos)
24 vagas
Oficina #2
“O Sensível na Cenografia e Direção de Arte” sobre iluminação, paleta, composição, identidade visual e linguagem; processo artístico e pós-produção ministrada por Camila Buzelin. (presencial)
Dia 25/11 às 14h, sábado, Rua Delfinópolis, 728, Bairro Renascença.
24 vagas
Oficina #3
“Intervenções Urbanas” sobre arte contemporânea e intervenções por meio de teoria e prática, que será ministrada por Francesco Napoli. (presencial)
Dia 25/11 às 14h, sábado, Rua Delfinópolis, 728, Bairro Renascença.
24 vagas
Inscrição através do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYmLiYQ7hLo671_22J5VGkQ0iKk9Br90yJBGQbRL8CUhrPig/viewform
Já o podcast acontece em quatro episódios, que vão ao ar pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM):
Dia 20/11 (segunda-feira), 20h – “Artistas do Parque Municipal” com Camila Buzelin, Nanauê e Shima
Dia 27/11 (segunda-feira), 20h – “Artistas da Gruta” com Eli Nunes Monteiro, Sara Não Tem Nome e Thalita Mota Mello
Dia 04/12 (segunda-feira), 20h – “Artistas Casa do Baile” com Diez e Cristiano Belarmino, Maria Ambuá e Izabela Coelho, e Moisés da Silva Melo
Dia 11/12 (segunda-feira), 20h – “Produtores Família Durante”
Ainda em 2023 será lançado o e-book do festival, que será anunciado através das redes sociais no próximo mês https://www.instagram.com/festivaldurante/
SOBRE O DURANTE,
O “Durante,” é um festival de performance que teve sua primeira edição em 2016. Ele foi criado em Belo Horizonte, por um coletivo de artistas, com o intuito de aproximar a arte contemporânea do público geral. Um espaço de tempo é demarcado e nele várias performances são apresentadas simultaneamente, para, em um segundo momento, acontecer um bate papo entre os artistas, estudantes e público. Foram realizadas onze edições, todas com entrada gratuita e abertas ao público, com a participação de mais de 50 artistas.
“O festival sempre buscou discutir questões atualizadas da arte de forma inclusiva e participativa, fomentando ações educacionais e atividades artísticas propositivas que transcendem os espaços padronizados, habituais e oficiais das artes, descentralizando o acesso à arte e ao conhecimento produzido por ela” explica Cesco Napoli, um dos idealizadores.
Assim, uma vez que o universo das artes normalmente fica restrito aos muros da academia, a possibilidade de expandir, descentralizar e dar acesso ampliado aos processos de criação e conceituação gera uma ação inclusiva – perceptiva e crítica – sobre a capacidade da arte atual atingir o público em geral.
Em 2023, sua 13ª edição aconteceu em três etapas, em agosto na Virada Cultural, em setembro na Gruta e em outubro na Casa do Baile.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.