A audiência do SBT não anda nada bem, mesmo com mudanças na programação, a emissora de
Silvio Santos não tem alcançado bons pontos no Ibope.
Mas por que será que a audiência do SBT está caindo? Veja mais detalhes no texto a seguir!
Audiência do SBT por um fio?
O SBT enfrenta uma fase desafiadora com a audiência de muitos de seus programas lutando para
alcançar sequer 5 pontos no Ibope. Em comparação com a líder do mercado, a Globo, cujas atrações
ultrapassam os 25 pontos, a média do canal paulista está consideravelmente aquém da
concorrência.
A esperança de um impulso na audiência com a nova programação, que incluiu a estreia de
programas como “Chega Mais” e “Tá na Hora”, não se concretizou como esperado.
O que causou essa queda na audiência do SBT?
Em março, o canal lançou esses novos programas, porém, para piorar, eles fizeram o canal perder
parte do público que antes sintonizava no horário.
De acordo com o site Notícias da TV, o programa policial “Ta na Hora” apresentado por Christina
Rocha e Marcão do Povo teve uma queda de 34% na audiência, representando uma perda
considerável para o canal.
Entre 18 de março e 5 de abril, ele teve uma média de 2,8 pontos, comparado aos 4,3 pontos nas
três semanas anteriores à estreia.
Além disso, a nova revista eletrônica do SBT, “Chega Mais” liderada por Regina Volpato, Michelle
Barros e Paulo Mathias, que foi projetado para competir com as atrações matinais da Globo, como
“Encontro com Patrícia Poeta”; e “Mais Você”, e Hoje em Dia” da Record, não conseguiu atrair a
atenção dos telespectadores, resultando em uma perda adicional de audiência para a emissora.
“Chega Mais” registrou uma queda de 24% na audiência, caindo de uma média de 2,9 para 2,2
pontos após um mês no ar.
Mudança na programação = baixa audiência do SBT
Além das novas adições à programação, outras mudanças no canal também contribuíram para a
queda na audiência. A mudança de horário das novelas mexicanas, tradicionalmente transmitidas à
noite, para a tarde, afastou uma parte significativa do público.
Outra alteração foi o no programa “Raul Gil”, que, devido à baixa audiência, passou do horário das
17h30 para o meio-dia, perdendo assim alcance nacional, já que algumas afiliadas de outros estados
exibem conteúdo próprio no mesmo horário.
Por fim, a notícia da saída da apresentadora Eliana após quase 15 anos de parceria com o canal pode
representar mais um desafio para a audiência do SBT nos próximos meses.
Tática para aumentar a audiência
Embora os resultados da nova programação não tenham correspondido às expectativas, o Sport TV
no SBT pode ser uma história completamente diferente.
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é a emissora oficial da maior competição de clubes: Liga dos
Campeões da UEFA
A narração dos jogos está por conta de Cleber Machado, acompanhado por Mauro Beting e Nadine
Bastos, trazendo uma ótima experiência esportiva para os telespectadores e sendo uma tática para
aumentar a audiência.