curtas da 27ª Mostra Tiradentes

Até 09/02 – ICPlay exibe recorte de curtas da 27ª Mostra Tiradentes

Para quem já está com saudade da Mostra de Cinema de Tiradentes, a Itaú Cultural Play (IC Play) disponibiliza em seu catálogo um recorte de seis curtas-metragens que fizeram parte da programação do evento, sendo que cinco deles poderão ser assistidos entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro. A parceria acontece pela primeira vez e coloca à disposição do público as produções Ramal, de Higor Gomes; Até o último sopro, de Benjamin Medeiros; Jaci, de Bruno Lobo La Loba; Rei da ciranda pesada, de Cíntia Lima, e Kila & Mauna, de Ella Monstra.

Os filmes – produzidos nos estados de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e São Paulo – trazem um panorama do cinema brasileiro contemporâneo e revelam a diversidade e novas representatividades da produção audiovisual no país. E assim como todos os conteúdos presentes na plataforma, podem ser acessados gratuitamente em www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.

Nesta mesma data, também entra no catálogo da plataforma, com cópia em LIBRAS, o curta-metragem de ficção Fantasmas (2010), de André Novais Oliveira, um dos homenageados da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, junto com Bárbara Colen. Os dois artistas mineiros se conectam diretamente ao tema As formas do tempo, que norteou a edição de 2024. Se destacam na poética do cinema de Minas Gerais e são considerados figuras-chave da produção audiovisual no estado.

DO PRESENCIAL PARA A PLATAFORMA

Dos 99 curtas-metragens que integraram a seleção de 145 filmes da programação presencial da Mostra Tiradentes, cinco compõem o recorte que estará na IC Play + o curta do homenageado André Novais Oliveira

O curta-metragem mineiro Ramal, de Higor Gomes, aborda a interação entre um grupo de amigos que se diverte com suas motocicletas em um viaduto importante na periferia de Sabará, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. As cenas capturam acrobacias e movimentos audaciosos por parte dos pilotos no viaduto sem saída, conhecido como Ramal Ferroviário. O curta é o terceiro da carreira de Higor Gomes e já esteve presente em importantes festivais, como o 12º Olhar de Cinema, no qual estreou e foi contemplado com os prêmios de Melhor de Filme pela crítica e pelo júri oficial.

Já o cearense Jaci, primeiro trabalho profissional de Bruno Lobo La Loba, integrou seleções de festivais como o 33º Cine Ceará e 17° For Rainbow. A obra traz a história de uma artista solitária que tenta concluir uma maquete, mas que enfrenta problemas estruturais em sua própria residência. A personagem passa a ser atormentada pela respiração de uma rachadura e, à medida que realidade e representação se misturam, ela é levada a uma jornada de reconstrução interior. O diretor Bruno Lobo La Loba é um artista não-binário de Fortaleza, que explora a multilinguagem em seus trabalhos e aborda temas como memória, território e gênero.

Por sua vez, o documentário Até o último sopro, de São Paulo, o diretor Benjamin Medeiros vai ao nordeste da China para conhecer a Música Popular de Fuzhou. Este ritmo musical do campo é criado por instrumentos de sopro como suona, grande suona, flauta dupla e shegn, além de percussão. Participa do curta Song Xiping, um professor de suona considerado um dos guardiões dessa música.

Dirigido pela cineasta, roteirista, diretora de arte e atriz Cíntia Lima, o documentário pernambucano Rei da ciranda pesada trata da história de João Limoeiro, discípulo do cirandeiro Antônio Baracho, conhecido como o Rei sem coroa, que em 50 anos de carreira transformou a ciranda de engenho no ritmo que se conhece hoje em dia. Vencedor de diversos festivais e cirandeiro referência da Mata Norte de Pernambuco, Limoeiro se consagra Rei Coroado pela vontade do povo.

Por fim, no filme cearense de ficção Kila & Mauna, de Ella Monstra, uma ligação no meio da noite pode mudar tudo. No enredo, Kila e Mauna se encontram em uma jornada de resgate, em busca de Triz, uma amiga desaparecida. E para chegar aonde querem, elas terão que atravessar os desertos que o tempo sedimentou entre elas.