O mês de férias acabou e o Cinema de Buteco conta para você quais foram os melhores lançamentos de julho, todos ainda em cartaz nos cinemas. É o período em que alguns blockbusters dominam o circuito, mas há espaço também para apreciar bons títulos produzidos por outras cinematografias. Veja a seguir o nosso top 5.
5 – Entre Idas e Vindas
José Eduardo Belmonte parece viver em um momento alto-astral e isso reflete em seus textos, o que nos faz chegar a “Entre Idas e Vindas”. De longe, é o melhor filme de sua nova fase. Trata-se de uma comédia romântica totalmente afável, investindo as energias que seriam depositadas em algo que se desenvolve e se resolve com complicações no carisma dos personagens. (Alex Gonçalves)
4 – O Bom Gigante Amigo
O Bom Gigante Amigo é uma obra que dialoga bastante com a carreira de Steven Spielberg, por bem ou por mal, e revela com nitidez tanto as facetas iluminadas quanto escuras deste icônico diretor. (Marcio Sallem)
3 – Dois Caras Legais
Dois Caras Legais consegue direcionar um aparentemente absurdo emaranhado conspiratório para a realização da sempre relevante denúncia da postura passiva e conivente dos órgãos públicos diante de ações ilegais das grandes indústrias, que a partir do “triunfo” do modelo social estadunidense passaram a acumular um poder incontrolável, não podendo ser reduzido nem mesmo pelas descobertas de suas atitudes criminosas. Talvez esta seja a razão da cada vez mais fascinante angústia expressada pelos sensacionais Holland March e Jackson Healy. (Leonardo Lopes)
2 – Caça-Fantasmas
Desde Missão: Madrinha de Casamento, o cineasta Paul Feig vem se destacando como um dos nomes mais respeitáveis da comédia moderna no cinema. Caça-Fantasmas não é o seu trabalho mais hilário, mas é extremamente engraçado e acerta ao priorizar o desenvolvimento da sua narrativa. (Tullio Dias)
1 – De Longe te Observo
Armando e Elder são personagens surpreendentes e críveis, reflexos de uma sociedade com a instituição familiar em declínio e vividos por atores soberbos. Lorenzo Vigas, em um roteiro que teve o seu argumento também assinado por Guillermo Arriaga, constrói com muito cuidado o relacionamento que ambos vão construindo com inúmeras resistências. (Alex Gonçalves)