melhores filmes lançados em 2017 - moonlight

Retrospectiva: 50 Filmes que definem 2017

11- Eu Não Sou Seu Negro

Lançamento: 10 de fevereiro

Merecidamente indicado ao Oscar 2017 de Melhor Documentário, Eu Não Sou Seu Negro é uma obra obrigatória. Se você não gosta de documentário, bem, fica mais obrigatória ainda.

Contando uma passagem da história de três grandes líderes do movimento negro nos EUA, o doc causa revolta no público porque estamos diante uma série de injustiças que aconteceram (e continuam acontecendo) com pessoas apenas por conta de sua cor.

principais filmes lançados em 2017 - eu nao sou seu negro


12- Moonlight

Lançamento: 23 de fevereiro

Moonlight é um comovente filme sobre as dificuldades de ser gay, negro e pobre. Sobre o quanto essa jornada é dolorosa e deixa cicatrizes no psicológico da pessoa, que cresce com todo o direito de odiar o mundo. Mas mais do que isso, é um delicado retrato sobre como conviver com a sua própria sexualidade num mundo moderno que diz ter a cabeça aberta, mas julga o tempo inteiro. Nesse ponto, como um serviço moral e social, realmente, Moonlight é a melhor coisa produzida no cinema em anos.

melhores filmes lançados em 2017 - moonlight


13- Logan

Lançamento: 2 de março

Logan é maior que o hype. Inclusive, esse é o típico do “filme de super-herói” que qualquer pessoa pode assistir com a certeza de que terá uma obra cheia de sustância e conflitos dramáticos coerentes. Ou seja, não apenas é o maior acerto da franquia X-Men, como se aproxima de Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, no topo das melhores produções baseadas em quadrinhos de todos os tempos.

Logan se passa num futuro muito distante da realidade apresentada na conclusão de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Os mutantes estão praticamente extintos, restando apenas Wolverine e Charles Xavier, que vivem isolados e esperando para poderem descansar em paz. Mas uma inesperada visita, coloca os dois em uma última aventura juntos para salvar a vida de uma jovem mutante.

logan


14- A Bela e a Fera

Lançamento: 16 de março

“É necessário reconhecer a coragem da Disney ao realizar a versão live-action de um desenho clássico de 26 anos atrás (fora outras adaptações) criado a partir de uma história escrita no século XVIII, onde um príncipe é transformado em uma fera e só poderá voltar à sua aparência humana se for amado pelo que é por dentro. Coragem porque o público está mais atento do que nunca às “falhas” de cunho social em histórias de diversos segmentos, ainda mais por vivermos em uma época como grandes protagonistas mulheres de desenhos da Disney como Frozen: Uma Aventura Congelante, Valente e Moana.” (Graciela Paciência)

a bela e a fera


15- Fragmentado

Lançamento: 23 de março

Fragmentado conta a história de Kevin (James McAvoy), um homem que sofre com um grande problema, o transtorno dissociativo de identidade (TDI). Ele vive com 23 personalidades que “se revezam” no controle da situação. Uma delas, Dennis, sequestra três garotas que não têm a menor ideia do objetivo do rapaz, que é muito forte, detalhista e sofre de transtorno obsessivo compulsivo. Enquanto Márcia (Jessica Sula) e Claire (Haley Lu Richardson) deixam explícito que estão em desespero e procuram descontroladamente por uma maneira de escapar usando a força, Casey (Anya Taylor-Joy) usa a inteligência para achar uma brecha no comportamento de seu algoz.

Elas percebem o problema de Kevin quando este passa a mostrar diferenças de comportamento, incluindo as diversas expressões faciais, a maneira de se vestir e de falar. Mas as coisas pioram ainda mais quando Dennis passa a mencionar a Besta, que ele acredita estar “a caminho” e aumenta a tensão entre as garotas sequestradas e no espectador.” (Graciela Paciência)


16- T2: Trainspotting

Lançamento: 23 de março

Danny Boyle é um dos meus cineastas favoritos e T2: Trainspotting apenas confirma o seu talento. 20 anos depois, Boyle retorna ao universo de Irvine Welsh e conta o que aconteceu com aqueles personagens doidões que a gente conheceu na década de 1990.

Mesmo contando uma história séria, não tem como ignorar que T2 se garante como um dos exemplares de filmes de comédia mais engraçados de 2017. A combinação surreal de eventos, falta de noção e o perigo de alguém ser assassinado são os ingredientes que tornam essa continuação ainda melhor que o original.

Se você amou Trainspotting e gosta de ver gente como a gente aprontando e sendo fodido pela vida, essa é uma opção obrigatória!

FILMES QUE DEFINEM 2017


17- Vida

Lançamento: 20 de abril

Se você acha que Vida é uma espécie de mix entre Gravidade e Alien, pode ter certeza que não está longe da verdade. A história coloca Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson e Ryan Reynolds presos numa estação espacial com uma estranha criatura alienígena. O que deveria ser um experimento do bem, se torna um grande pesadelo quando as pessoas começam a morrer.

Mesmo sem alcançar o nível de qualidade das produções que serviram de referência, Vida se destaca como um autêntico sci-fi de terror indispensável para os apaixonados pelo gênero.

lista completa de 50 melhores filmes lançados em 2017 VIDA


18- Paterson

Lançamento: 20 de abril

“Paterson (Adam Driver, ótimo) compartilha do mesmo nome com a cidade onde vive. Ele trabalha como um motorista de ônibus, gosta de escrever poemas, encontrar alguns poucos amigos e dividir o lar com sua companheira Laura (a iraniana Golshifteh Farahani, adorável).

Esta é a sinopse, mas pode ser considerada basicamente toda a história do filme, e digo isso sem medo de divulgar um spoiler, pois a ambiguidade está justamente na percepção do que vai além da superfície.” (Marcelo Palermo)

paterson


19- Guardiões da Galáxia vol. 2

Lançamento: 27 de abril

Baby Groot define o ano de 2017, se tratando de super-heróis. O graveto é a cereja do bolo da continuação de Guardiões da Galáxia – e praticamente salva o filme de um fiasco.

Infelizmente não foi o suficiente para garantir os Guardiões na lista de melhores filmes de super-heróis de 2017

De qualquer forma, apenas pela sequência inicial, Guardiões se garante como um os grandes destaques da temporada. Reveja aqui!

baby groot rouba a cena crítica guardiões da galáxia 2


20- A Autópsia

Lançamento: 4 de maio

Sabe quando você fica com o cu na mão assistindo a um filme de terror? Pois é. Isso é difícil de acontecer comigo, mas em 2017 tive essa experiência comprometedora vezes demais.

A Autópsia, que permanece como um dos principais lançamentos do gênero esse ano, possui uma premissa bem simples com dois médicos realizando uma autópsia no corpo de uma jovem sem identificação, mas que logo descobrem que a noite serão longa (e sangrenta).

Simplicidade que funciona.

filmes que definem 2017 - a autopsia