Os suspiros de “Você precisa de uma realinhamento espiritual, está longe de Cristo” tornaram-se cada vez mais raros nos filmes de terror contemporâneos. No entanto, em “Godless: O Exorcismo de Eastfield” deste ano, somos confrontados mais uma vez com o quão assustador deve ser perder completamente a autonomia sobre o próprio corpo e sistema de crenças. Os filmes de exorcismo desfrutaram de uma longa sequência de popularidade nos meados dos anos 2000 e início dos anos 2010, com títulos como “O Exorcismo de Emily Rose”, “O Último Exorcismo” e qualquer outro com a palavra “exorcismo” atraindo tanto o público casual quanto os devotos do terror, dominando as bilheterias. No entanto, nos últimos anos, o horror mainstream evitou amplamente esses filmes, exceto pela franquia “Invocação do Mal” e obras menos católicas e mais complexas como “Hereditário”.
Agora, essa evasão parece ter acabado. A partir de uma matéria do Bloody Disgusting, separamos cinco filmes de exorcismo para você assistir.
O Ressurgimento dos Filmes de Exorcismo em 2023 em 5 filmes
“Godless: O Exorcismo de Eastfield”
Sinopse: “Godless” atualiza o subgênero do exorcismo, chamando deliberadamente a atenção para os perigos dos rituais religiosos, ao invés de inflá-los para parecerem filmes de super-heróis católicos. Ambientado na Austrália de 1994 e também baseado em pessoas e eventos reais, “Godless” adota uma abordagem mais fundamentada para os exorcismos cinematográficos, utilizando uma linguagem tão selvagem quanto em outros filmes do gênero. A mulher possuída não exibe os clichês tradicionais, provavelmente porque sofre de doença mental em vez de possessão demoníaca. E em vez de um padre católico heroico como seu salvador, o exorcista do filme é um vilão egomaníaco com práticas abusivas, mais alinhado a um líder de culto do que a um líder espiritual.
Por que foi escolhido: “Godless” merece destaque por sua abordagem corajosa em chamar a atenção para os perigos dos exorcismos não sancionados contra mulheres e crianças, criticando a Igreja Católica por pensamentos delirantes e seu histórico de abuso infantil. Ao evitar os clichês do gênero, o filme oferece uma visão única e perturbadora do horror da perda de controle.
“Talk to Me”
Sinopse: Em “Talk to Me”, uma adolescente acredita que o espírito de sua mãe falecida habita um colega durante um jogo de mãos popular semelhante ao Ouija. Convencida de que pode ficar perto de sua mãe novamente, ela desencadeia o caos ao seu redor.
Por que foi escolhido: Apesar de não ser uma história de possessão no sentido religioso tradicional, “Talk to Me” explora a desesperança durante o luto e o poder de uma crença no sobrenatural que pode destruir completamente, se permitido. A abordagem única dos adolescentes explorando a sensação de possessão adiciona autenticidade ao filme.
“It Lives Inside”
Sinopse: Em “It Lives Inside”, um espírito demoníaco se prende à melhor amiga de infância da protagonista. Confrontada com sua herança indo-americana e sua vida suburbana americana, ela reluta inicialmente em ajudar a amiga antes de abraçar sua cultura para se tornar, de certa forma, a exorcista.
Por que foi escolhido: “It Lives Inside” se destaca ao contar uma história através da perspectiva indo-americana, oferecendo uma visão necessária e refrescante no subgênero. Embora não subverta as expectativas, a narrativa focada na cultura acrescenta profundidade ao filme.
“The Exorcist: Believer”
Sinopse: “The Exorcist: Believer” é um filme divisivo que aborda o ceticismo moderno em relação à fé. Quando uma família é amaldiçoada cada vez que é “abençoada”, inclusive por uma sacerdotisa não católica, o filme explora crenças além do catolicismo durante a cena de exorcismo politeísta.
Por que foi escolhido: Apesar de suas divisões, “The Exorcist: Believer” ganha pontos por incorporar uma ampla gama de sistemas de crenças em um filme de exorcismo, mesmo que pareça mais uma tentativa de agradar ao público do que uma afirmação clara.
“When Evil Lurks”
Sinopse: Diferentemente da maioria de seus pares, “When Evil Lurks” opta por começar sua história com um exorcismo fracassado, em vez de construir para um clímax exorcista no final. O possuído é um homem adulto, cujo corpo inchado com um demônio maligno parece prestes a explodir.
Por que foi escolhido: “When Evil Lurks” destaca-se ao tratar o mal como uma contaminação infecciosa, tornando as possessões impiedosas e impessoais. O filme desafia a ideia de que Deus e a religião podem sempre salvar, explorando a ineficácia da fé em um mundo onde Deus parece ter morrido e a religião perdeu a batalha.
Reflexão Final
Esses filmes, embora variados em abordagem e qualidade, compartilham uma característica central que os mantém relevantes: o medo do desconhecido. Em uma era em que muitos se afastam da fé tradicional, ainda buscamos respostas para o inexplicável. A sensação de perder o controle, retratada vividamente nessas narrativas de possessão, ressoa em um mundo onde a incerteza domina. Embora possamos estar em um estado pós-religioso, o horror da perda de autonomia continua a nos assombrar, tornando os filmes de possessão e exorcismo uma expressão cinematográfica potente e duradoura. No final, enquanto nossas cabeças metaforicamente giram, talvez seja reconfortante observar as cabeças girando nos filmes de terror como uma forma de lidar com nossos próprios medos do desconhecido.