Além de escolher os melhores, o Cinema de Buteco também votou nos piores filmes do primeiro semestre de 2015. Também queremos saber quais foram as obras que você menos gostou!
SE TEM UMA COISA QUE A GENTE GOSTA DE FAZER é escolher os piores filmes do primeiro semestre, do ano, de todos os tempos etc. Falar de coisa ruim e tosca é uma arte viciante. No entanto, boa parte da equipe do Cinema de Buteco e dos nossos convidados possui uma capacidade admirável de driblar as ciladas cinematográficas que vez ou ou outra surgem nas telonas. Pensando nisso, as regras desse ano foram modificadas para “piores filmes ou os que você viu e gostou menos”, o que acaba incluindo nas listas pessoais produções que estão de longe de serem realmente horríveis, como Terremoto – A Falha de San Andreas e Velozes e Furiosos 7, por exemplo.
Sem mais delongas, aí vão os 10 piores filmes do primeiro semestre:
10- Cinderela
“Para o bem ou para o mal, é uma produção antiquada, da velha escola, exatamente o que poderíamos esperar de uma adaptação literal do desenho (ou do conto). Chris Weitz, que não escrevia um filme desde A Bússola de Ouro, fez um roteiro redondinho, que tenta desenvolver as situações para que haja sentido. Como aquela menina chega a ser uma empregada em sua própria casa? Weitz nos apresenta aos pais dela e podemos acompanhar todo o desenrolar. A direção de Kenneth Branagh (Thor) é a mais correta possível, reverenciando suas fontes e mantendo-se fiel. O que, nos tempos em que vivemos, com o caminho iconoclasta e revisionista que tudo parece tomar, traduz-se em algo totalmente sem graça.” – Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro
9- A Casa dos Mortos
“Ouso afirmar que os críticos convidados passaram longe de A Casa dos Mortos e somente isso explica a ausência desse título no topo da lista de piores filmes de 2015. O gênero terror sofre com produções sem graça ou sequer motivo de existir. Todo ano existem dezenas de lançamentos cujo único objetivo parece ser ganhar o ódio da crítica especializada e distrair jovens com excesso de libido. Não tenho a menor dúvida em dizer que esse é o pior filme do ano. Mesmo.” – Tullio Dias
8- A Entrevista
“Quando um filme faz barulho devido à polêmica que o envolve, mas o conteúdo propriamente dito passa batido, nota-se que há algo errado. A comédia de Seth Rogen, Evan Goldberg e turma, A Entrevista, se encaixa nessa categoria e custou a chegar aos cinemas do Brasil. Depois de detonar uma guerra entre hackers ligados à Coréia do Norte e a Sony Pictures e ser deixada na geladeira, a produção conseguiu ser vista nos Estados Unidos em cinemas independentes, e não nas grandes redes, e seguiu ao resto do mundo. Todo esse circo na mídia criou expectativa pelo filme, que supostamente seria uma engraçada sátira política. Mas ele merecia tanta atenção? Nada é nada além de uma comédia exagerada, com o chamado humor de banheiro, ainda mais baixo que no trabalho anterior da trupe, É o Fim. Os roteiristas estão preocupados em tentar fazer graça com situações mais óbvias, perdendo a oportunidade de desenvolver melhor as sutilezas. Eles chegam ao ponto de improvisarem um supositório, tamanha é a apelação, e isso passa longe de ser engraçado.” – Marcelo Seabra,do blog O Pipoqueiro
7- Renascida do Inferno
“Olivia Wilde é linda e sempre faço questão de assistir aos filmes em que ela participa, mas esse tal de Renascida do Inferno é ruim demais da conta, sô!” – Tullio Dias
“Com 83 minutos mal aproveitados e distribuídos na narrativa, basta só observar que o conflito central ocorre já na metade da duração, o que seria desculpável caso o resultado desta escolha fosse construir personagens complexos com quem pudéssemos nos importar, Renascida do Inferno deveria seguir o mesmo caminho que filmes homônimos percorreram antes e adormecer no esquecimento embolorado de uma videolocadora. Lá, garanto que ninguém ousaria reanima-lo.” – Marcio Sallem, do blog Em Cartaz
6- Poltergeist
“Mesmo se eu esquecesse o original e sua infinita superioridade, essa refilmagem ridícula pecaria por seu excesso de falta de qualidade e sensibilidade. Há uma urgência em revelar detalhes que o espectador não precisaria saber. É como se convidar o público a refletir e usar sua própria imaginação fosse algo ruim. Fuja! Fuja! Fuja!” – Tullio Dias
“Remake é algo que naturalmente já causa desconfiança em críticos e espectadores de cinema. E isso se intensifica quando são produzidos remakes de filmes clássicos. Infelizmente, Poltergeist foi mais uma daquelas readaptações decepcionantes. Sem nenhum aspecto especial e nenhuma cena memorável, o filme está entre os piores do primeiro semestre e, talvez, entre os piores do ano. Vale mais a pena rever a versão original (e como vale) do que dedicar nosso tempo a essa refilmagem.” – Juliana Vannucchi
5- Velozes e Furiosos 7
“Os velhos amigos repetidores de todos os clichês mundiais se reúnem para encontrar uma hacker com um dispositivo capaz de mapear todos os cidadãos do mundo. Para isso eles se jogam num carro penhasco abaixo, escalam um ônibus que está caindo do mesmo penhasco, destroem um helicóptero com um carro (Bruce Willis mandou beijo), e, o melhor, embarcam em uma perseguição de carros entre os arranha-céus de Abu Dhabi, atravessando TRÊS PRÉDIOS. Mas poxa vida, tudo isso era necessário para eles encontrarem o Jason Statham, que está exatamente atrás deles em toda fucking cena! Bom, não posso elogiar o roteiro (ou o respeito às leis da física). Então elogio atuação? Michelle Rodriguez e Vin Diesel na romântica cena ao final vão te mostrar que não. Elogio direção e câmeras que acham super legal virar 90 graus quando alguém cai no chão? Não. Sem contar o mau-caratismo de justificar a morte de civis (ou a possível morte, algo que pode ocorrer quando pessoas se deslocam a 200km em uma metrópole lotada) pela defesa da família do Vin Diesel. Então o que resta é fazer como parte da crítica que elogiou graças a homenagem ao Paul Walker (realmente bonita, embora brega) nos últimos 5 minutos? Ok, então dá próxima vez por favor coloquem a homenagem num videozinho de Facebook e poupem 130 minutos preciosos da minha vida.” – Larissa Padron
4- Mortdecai
“Existem alguns filmes que refletem a personalidade de seus protagonistas. No caso de Mortdecai, isso bastou para que ele tenha se tornado o desastre que é. O personagem de Johnny Depp é um sujeito estúpido e grosseiro numa constante tentativa de posar de nobre, elegante e sofisticado, exatamente as características buscadas pela produção para disfarçar seu humor óbvio, sexista e igualmente grosseiro. Não bastasse, o longa ainda aprova e glamouriza o comportamento imaturo, egoísta, machista e, bem, insuportável do personagem-título (além da misoginia de seu fiel escudeiro, vivido por Paul Bettany). Esse reflexo resulta numa experiência provavelmente tão irritante quanto passar uma tarde ao lado de Mortdecai. Creio estarmos diante de um pioneiro no Cinema 5-D.” – Leonardo Lopes
3- Cinquenta Tons de Cinza
“Se no livro as descrições das transas eram risíveis, dignas de leitoras da Capricho que acabaram de perder a virgindade e se cansaram de desejar luxúria em Jane Austen e precisaram apelar (sendo otimista, claro, já que apostaria que muitos leitores de 50 Tons sequer sabem quem é Jane Austen), o filme tenta criar um meio termo, mas acaba sofrendo do mesmo problema da obra original: ser desprovido de sensualidade, o que é um contrassenso para um produto que é vendido como a coisa mais excitante que já se teve notícia.” – Tullio Dias
2- Destino de Júpiter
“O Destino de Júpiter é mais uma tentativa dos irmãos Wachowski em repetir o sucesso de Matrix. Aliás existem elementos comuns nos dois filmes como a colheita de humanos e mais que manjado arquétipo do “escolhido”, mas a verdade é que apesar de um elenco promissor o filme decepciona com um roteiro fraco, andamento e edição ruins, fazendo com que o expectador rapidamente perca o interesse na história.” – Leonardo Lopes Carnelos
1- Busca Implacável 3
“O problema não é apenas ser repetitivo ou seguir à risca a fórmula estabelecida pelos títulos anteriores da franquia – embora isto já bastasse -, mas especialmente a absurda incompetência do diretor Olivier Megaton para conduzir um filme de ação. Um texto formulaico e previsível poderia ser, ao menos, aliviado por boas sequências de ação. No entanto, estas apenas agravam os problemas da obra, afinal, dirigi-las com a aparente intenção de impedir o espectador de enxergar o que está ocorrendo e deixá-lo mais perdido do que aqueles que levam porrada do velho Neeson não é a solução mais eficiente.” – Leonardo Lopes
“A impressão é que o roteiro tentou soar como uma espécie de homenagem ao clássico O Fugitivo, de 1993. Ao encontrarmos Bryan Mills ao lado do corpo da esposa e com a polícia gritando para ele se afastar, é impossível não se recordar de Harrison Ford no longa-metragem dirigido por Andrew Davis. A semelhança aumenta por conta da presença do personagem de Forest Whitaker, um agente casca-dura super inteligente que antecipa todos os movimentos de Mills – exatamente como o personagem de Tommy Lee Jones havia feito com o coitado do Harrison Ford. De qualquer maneira, se você for fã de O Fugitivo, prefira rever a perder tempo com Busca Implacável 3.” – Tullio Dias
Listas Individuais
Helio Flores
1- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
2- Permanência
3- Busca Implacável 3
4- Samurai X: O Inferno de Kyoto
5- Samurai X: O Fim de Uma Lenda
Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro
1- Destino de Júpiter
2- Belas e Perseguidas
3- 50 Tons de Cinza
4- Mortdecai
5- A Entrevista
Marcio Sallem, do blog Em Cartaz
1- Cinquenta tons de cinza
2- Mortdecai: A Arte da Trapaça
3- Qualquer Gato Vira-Lata 2
4- Duas Irmãs, Uma Paixão
5- Annie
Vinicius Colares, do blog Doutor Caligari
1- Busca Implacável 3
2- Renascida do inferno
3- Caminhos da floresta
4- O destino de Júpiter
5- Cinquenta tons de cinza
João Golin
1- Cinderela
2- Cinderela
3- Cinderela
4- Cinderela
5- Cinderela
Leonardo Lopes
1- Mortdecai – A Arte da Trapaça
2- Tiras, Só Que Não
3- O Destino de Júpiter
4- Busca Implacável 3
5- Velozes e Furiosos 7
Leonardo Lopes Carnelos
1-A Entrevista
2-O Destino de Júpiter
3-Chappie
4-Caminhos da Floresta
5-Trocando os Pés
Mylena Soares
1- 50 tons de cinza
2- Busca Implacável 3
3- Velozes e Furiosos 7
4- O Destino de Júpiter
Larissa Padron
1- Busca Implacável 3
2- Velozes e Furiosos 7
3- Sniper Americano
4- O Jogo da Imitação
Dani Pacheco
1- O Homem Que Elas Amavam Demais
2- O Sétimo Filho
3- Na Próxima, Acerto no Coração
4- San Andreas
5- Tomorrowland
Tullio Dias
1- A Casa dos Mortos
2- Busca Implacável 3
3- A Mulher de Preto 2
4- Invencível
5- Poltergeist
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