Os Melhores Filmes do Primeiro Semestre de 2016

Menções Honrosas

O Regresso

“Boa parte de O Regresso é um grande desafio de resistência com o espectador, que imerso na narrativa acaba vivendo sentimentos dolorosos para acompanhar a jornada de sobrevivência e vingança de um homem. É preciso estômago para encarar o longa-metragem. Não pelas cenas de violência gráfica, mas pela moral duvidosa do personagem de Tom Hardy. O Regresso é um grande filme, mas peca pela sua pretensão em ser um épico inesquecível. Inárritu constrói uma obra fria sobre os limites humanos, mas não passa disso. É espetacular por mostrar uma bela história de vingança com dois atores inspirados. E é o suficiente para ser um grande destaque da temporada.” (Tullio Dias)

Oscar 2016 - O Regresso

O Jogo do Dinheiro

“Quarto longa dirigido por Jodie Foster, é também o seu melhor momento atrás das câmeras, captando muito bem o sensacionalismo e instantaneidade por trás do jornalismo praticado hoje e a vida privilegiada obtida por alguns figurões em detrimento da desgraça de vidas anônimas.” (Alex Gonçalves)

jogo do dinheiro filmes assistidos em maio

Carol

Carol é um belo longa-metragem sobre as dificuldades de fazer o amor ser mais do que palavras carinhosas e de boas transas. A obra nos ensina que é preciso superar as dificuldades, mesmo que muitas delas venham com imposições da sociedade julgando nossas escolhas e liberdade, e buscar fazer isso respeitando nossa própria individualidade sem pisar ou machucar aqueles que tanto nos dedicam atenção e respeito.” (Tullio Dias)

Carol

The Invitation

“Não chega a ser melhor que A Bruxa, mas fica a dica de filme de terror para o pessoal. Não recomendo nem que vejam o trailer para não tentarem antecipar nada da história, mas posso dizer que se trata de uma história em que um grupo de amigos se reúne após dois anos sem se encontrarem e um deles, um depressivo com sérios traumas pessoais, começa a sentir que algo estranho está acontecendo.” (Tullio Dias)

The Invitation Filmes de sobrevivencia

O Começo da Vida

O documentário que aborda o início da vida pelo ponto de vista de pais, filhos, médicos, cientistas e profissionais da educação traça um interessante perfil de como lidamos com os primeiros anos de vida de uma criança. Os relatos emocionam, chocam, tranquilizam e, principalmente, fazem refletir. (Débora Anício)

o comeco da vida melhores filmes do primeiro semestre de 2016

De Amor e Trevas

A belíssima estreia na direção de Natalie Portman surpreende. As memórias do escritor israelense Amós Oz e sua relação com a mãe são retratadas em sincronia com a luta pela criação do Estado de Israel e tudo o que isso acarreta, incluindo as mudanças nas relações familiares. É poético e sensível. (Graciela Paciência)

de amor e trevas melhores filmes do primeiro semestre de 2016

Ave, César

Uma homenagem muito bem feita dos irmãos Coen ao cinema e todos os obstáculos que poder surgir para quem se arriscar nesse meio. É repleto de personagens bem representados por um grande elenco e não arranca gargalhadas, mas risadas leves e carinho de quem é apaixonado pela história do cinema. (Graciela Paciência)

Hail-Oscar2017

A Garota de Fogo

Neste thriller recheado de reações desconcertantes, quando não extremas, há tudo que dignifica um grande filme. Desde o princípio, Carlos Vermut estabelece uma relação de cumplicidade com o público ao confiar em sua inteligência. Portanto, em Magical Girl, A Garota de Fogo, nós vemos o que é preciso ser visto, enquanto as lacunas são preenchidas com a imaginação que esse quebra-cabeça propõe. (Alex Gonçalves)

Magical_Girl_Foto_pel_cula_5871

X-Men: Apocalipse

Embora seja o filme mais fraco da “nova” trilogia, X-Men ainda é X-Men. O roteiro se prende à batida história de vencer o vilão que pode acabar com o mundo sem perder o encanto de seus muitos e interessantes personagens. E esse sempre será o mérito e vantagem de X-Men em relação a seus outros heróis: a variedade de interessantes personagens. (Débora Anício)

x-men apocalipse destaque

Creed – Nascido Para Lutar

O arriscado projeto de trazer Rocky às telas deu muito certo porque Stallone não buscou o protagonismo. Nessa nova fase da vida, vemos Rocky mais fragilizado pela idade e condições de saúde, mas ainda forte para enfrentar novos desafios. (Débora Anício)

Michael B Jordan Creed