filmes sobre viagem no tempo

Os 50 Melhores Filmes Sobre Viagem no Tempo

20- O Predestinado, de Peter Spierig, Michael Spierig (2014)

“Ethan Hawke estrela esse longa-metragem com cara daquelas bombas que o povo da locadora sempre tentava nos empurrar goela abaixo. Felizmente, se trata de um autêntico representante sci-fi com temática de viagem no tempo e um roteiro recheado de reviravoltas, que apesar de poder soar como previsível, não deixa de acertar positivamente e agradar em cheio quem aprecia esse tipo de história.” (Tullio Dias)

Filmes sobre viagem no tempo - O Predestinado


19- No Limite do Amanhã, de Doug Liman (2014)

“Na esperada e recortada montagem que abre o sci-fi No Limite do Amanhã, descobrimos que, em um futuro não muito distante, a sobrevivência da humanidade na Terra encontra-se ameaçada por uma raça alienígena altamente hostil e implacável que, embora lutando em terreno desconhecido, parece ter alcançado uma inesperada vantagem na disputa pelo domínio do planeta. Nesse contexto, o major William Cage (Tom Cruise), relações públicas do exército norte-americano, é forçado a se juntar à Força de Defesa Unificada (FDU) para combater uma colônia alienígena sediada em determinada região da Inglaterra, mesmo não tendo qualquer experiência ou treinamento de campo. Assim, poucos minutos após desembarcar no caótico terreno da batalha, Cage é encoberto pelas vísceras corrosivas de um dos miméticos (nome dado pelos homens aos alienígenas) e sofre uma morte violenta – e, ao invés de vermos os créditos finais surgindo aos 15 minutos de projeção, somos levados de volta à manhã do dia anterior, momento em que o protagonista havia acabado de chegar às instalações militares e várias horas antes de embarcar para o massacre que acabara de testemunhar.” (Eduardo Monteiro)

no limite do amanhã 2


18- O Exterminador do Futuro, de James Cameron (1984)

“O filme conta a história de um andróide enviado do futuro para eliminar Sarah Connor (Linda Hamilton) e evitar o nascimento do líder da resistência humana contra as máquinas. Para salvar Connor, Kyle Reese (Michael Biehn) também é enviado do futuro e precisa se esforçar para não acabar sendo mais uma vítima da matança desenfreada do exterminador.

Recheado de efeitos especiais de última geração (que hoje são bem toscos, como por exemplo a cena em que o exterminador persegue Connor e Reese por um corredor) e com uma trilha sonora envolvente e responsável por criar todo o clima de preparação pré-guerra, Exterminador do Futuro não demorou para se transformar em um marco do sci-fi e até hoje é reverenciado quando se trata de filmes sobre viagem no tempo.” (Tullio Dias)

terminator


17- Em Algum Lugar do Passado, de Jeannot Szwarc (1980)

“Um filme que mescla o tema viagem no tempo ao gênero de romance, e que teve como resultado, uma das produções mais encantadoras do cinema.

Singular, doce e cativante. Possui uma narrativa criativa e que é fortalecida pela belíssima trilha sonora que acompanha a história.” (Juliana Vannucchi)

Em Algum Lugar do Passado Viagem no tempo


16- Sr. Ninguém, de Jaco van Dormael (2009)

“Logo no começo, o filme mostra através da “superstição dos pombos” que nós buscamos muito sentido na aleatoriedade do mundo. Servindo para mostrar o quanto o acaso interfere nas nossas vidas e como tentamos dar um significado para ele. Como uma decisão pode mudar sua vida? E se o fato de você estar lendo isso agora impactar suas próximas decisões? E se por estar lendo essas palavras agora você está perdendo uma chance de sair com o amor da sua vida? E se ler isso aqui agora estiver salvando a sua vida? Saber as respostas para essas perguntas é o ponto chave de Mr. Nobody, e muito mais.” (Matheus Abade)

Sr Ninguem destaque


15- Corra Lola Corra, de Tom Tykwer (1998)

“Lola namora Manni que lhe pede ajuda sobre um problema que envolve uma sacola de 100 mil dinheiros, quantia que deve ser recuperada. Caso contrário ele morreria. Sem pensar muito ela corre atrás de alternativas, muitas vezes improvisadas para resolver o problema. O que vemos a partir de então é saga de nossa heroína que segue incansável para salvar seu amado. É um efeito dominó que se inicia. A cada passo Lola se depara com várias figuras. Cada contato faz com que seus destinos se dêem de uma forma. Por que um minuto pode fazer muita diferença. E faz. Lola luta contra o tempo para que seu namorado não cometa uma loucura. Mas no fim das contas os acasos coincidem para que dê tudo certo.

Protótipo de GTA com videoclipe de música eletrônica, Corra Lola Corra mais parece uma brincadeira, um jogo que o diretor nos convida a jogar. Com direito a “continue” e tudo mais. Só não tem o tal password pra pular algumas partes. E nem precisa. Ver Lola passar por determinadas situações, que a afetam assim como afetam as pessoas ao seu redor é o que há de mais sensacional no filme.” (João Andrade)

lola


14- Questão de Tempo, de Richard Curtis (2013)

Questão de Tempo começa despretensioso, uma premissa batida e um romance impossível, aí você pensa: “eu já vi esse filme várias vezes!”. Acontece que de repente o filme engendra por caminhos inesperados, levando a espectador a uma profunda reflexão sobre a vida. Uma grata surpresa, e sem dívida um ótimo filme para assistir acompanhado pelos familiares mais íntimos.” (Leonardo Carnelos)

Melhores filmes para o dia dos pais - Questão de Tempo


13- Primer, de Shane Carruth (2004)

“Originalmente formado em matemática, é interessante perceber que o primeiro trabalho de roteiro e direção (e também de atuação) de Shane Carruth fale sobre dois amigos cujo fascínio é a viagem no tempo. Um complexo filme de estreia, que parte do desequilíbrio naturalmente causado pela história que quer contar (as consequências de uma intervenção no tempo), para causar no espectador um desconforto e um deslocamento que impressionam justamente por convencer, tamanha a aproximação com o real apresentada pela abordagem do diretor. Não existem efeitos especiais que ilustrem as viagens temporais: é como se a descoberta fosse um quase acidente, com o qual a dupla de engenheiros terá que lidar, sem facilitar o caminho para que o espectador acompanhe o decorrer dos fatos. Veja Primer quantas vezes quiser para perceber que não se trata de entendê-lo mas sim de perceber o que este filme causa em você.(João Paulo Andrade)

Primer


12-Looper: Assassinos do Futuro, de Rian Johnson (2012)

Looper: Assassinos do Futuro é uma produção ambiciosa e que cumpre bem o seu papel. O tema da viagem no tempo não é o mote principal, sendo apenas um mero detalhe do roteiro, que privilegia mesmo a luta de dois homens (no caso, dois atores interpretando o mesmo personagem) em busca de cumprir seus objetivos e conseguirem paz em um mundo dominado pelo que há de pior. O Joe velho faz o que precisa para conseguir manter viva a esperança de que a sua realidade continue possível, enquanto o Joe atual quer apenas dar um jeito de impedir que coisas ruins aconteçam em um loop infinito. É uma bela história e uma excelente forma de apresentar de vez o talento do cineasta Rian Johnson.” (Tullio Dias)

looper bruce willis joseph gordon levitt


11- Contra o Tempo, de Duncan Jones (2011)

“O que você faria se só tivesse oito minutos de vida? Essa é a grande questão do thriller sci-fi Contra o Tempo, produção que pode ser descrita como a mistura da obra do mestre da ficção-científica Phillip K. Dick com a fantasia transformadora de caráter do clássico O Feitiço do Tempo e o clima de tensão de Deja Vu. A diferença é que além da ausência de Bill Murray e Denzel Washington ou dos replicantes de Blade Runner, a obra do diretor Duncan Jones usa toda a complicação impossível da trama para focar exclusivamente na melhor forma de garantir a atenção do público e mistura os melhores “detalhes” das obras mencionadas, sem deixar de ser criativo e interessante.” (Tullio Dias)