#10- As Golpistas
(Hustlers, Lorene Scafaria, 2019) SE FOSSE DIRIGIDO POR UM HOMEM, AS GOLPISTAS perderia bastante do seu charme e sensibilidade na forma de retratar strippers sem apelar para a objetificação do corpo feminino. Sob a direção de Lorene Scafaria (Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo), que também assina o roteiro, o longa-metragem mostra um lado até então desconhecido da crise financeira dos anos 2000: como a falta de dinheiro afetou as dançarinas de boates adultas.
Estrelado por Constance Wu e com Jennifer Lopez mostrando todo o talento que negou ao público cinéfilo ao longo de sua carreira (como o clássico dos infernos Anaconda), As Golpistas conta a história de quatro strippers que se unem para realizar golpes em seus “clientes” ricaços, após sofrerem com a falta de serviço/gorjetas nas boates outrora lotadas. (Assista ao trailer)
Recomendado para quem gosta de: acreditar que o futuro está no empreendedorismo; filmes baseados em histórias reais; Oito Mulheres e um Segredo; Striptease;
#9- A Maratona de Brittany
(Brittany Runs a Marathon, Paul Downs Colaizzo, 2019) Uma jovem decide ter mudanças positivas em sua vida e coloca como objetivo correr na maratona de Nova Iorque.
Aprecio histórias que mostram heróis da vida real e tudo que passam para conseguir realizar seus objetivos. A forma como vencem o desprezo, a inveja, a falta de apoio das pessoas que deveriam apoiar é sempre inspiradora. Nesse despretensioso filme da Amazon, somos conquistados pela simpatia da sua protagonista e convencidos pela sua vontade de transformar completamente sua vida. Boas risadas, boa reflexão. (Assista ao trailer)
Disponível no Prime.
Recomendado para quem gosta de: Cinebiografias; Heróis da vida real; Inspiração para buscar aquilo que você quer e deseja
#8- The Beach Bum
(Harmony Korine, 2019) Um maconheiro muito louco e feliz da vida chamado Moondog vive a sua vida de acordo com as suas próprias regras.
O diretor de Spring Breakers faz Matthew McConaughey ser muito mais louco que o tradicional “alright, alright, alright” durante 1h30 de filme. Toda essa loucura pode causar desconforto em quem esperava por uma história tradicional com começo, meio e fim, mas é justamente aí que está o charme de The Beach Bum: ele não é convencional.
Uma referência bem próxima seria O Grande Lebowski, com a diferença que os irmãos Coen gostam de trabalhar suas narrativas e criam um conflito para seu protagonista pudim de cachaça. Já em The Beach Bum, tudo que temos é McConaughey fazendo umas coisas muito loucas. (Assista ao trailer)
Recomendado para quem gosta de: ficar chapado e ver filme de gente muito mais chapada que você; Matthew McConaughey; Estudos de personagens; O Grande Lebowski
#7- The Art of Self-Defense
(Riley Steams, 2019) Depois de ser brutalmente atacado na rua, um jovem começa a praticar artes marciais para se defender. Liderado por um carismático e misterioso sensei, o nosso herói vivido por Jesse Eisenberg aprende lições valiosas para não ser atacado novamente.
The Art of Self-Defense apareceu em diversas listas especializadas como uma das melhores comédias de 2019 e não é por acaso. A forma nua e crua com que Riley Steams expõe seus personagens e suas vulnerabilidades ao seguir cegamente um mestre, causa muito desconforto e nos faz rir exatamente por sua proximidade com a realidade.
Se prepare para cenas de humor físico involuntário e momentos altamente inesperados nessa comédia realmente sinistra. (Assista ao trailer)
Recomendado para quem gosta de: Humor frio; Humor sem noção; Humor bizarro; Artes marciais;
#6- A Despedida
(The Farewell, Lulu Wang, 2019) Pode um filme ser bom por ter um ritmo bem lento e um enredo aparentemente simples? É isso que The Farewell comprova fazendo as suas 1h e 40 minutos parecerem muito, mas que nos deixam com vontade que demore mais pra acabar…
4- a forma como encarar certos momentos difíceis da vida.
Um belo trabalho, que é baseado numa mentira vivida pela própria diretora na vida real. (Carlos Sena, do blog (e futuro canal no YouTube) 1 Filme Por Dia) (Assista ao trailer)
Recomendado para quem gosta de: Filmes baseados em história real; Comédias dramáticas