O filme de terror Ninguém vai te Salvar chegou ao catálogo do Star+ e em breve teremos uma crítica completa aqui no Cinema de Buteco. O site The Wrap aproveitou o lançamento para selecionar cinco outras produções imperdíveis para quem quer ver mais sobre filmes assustadores sobre aliens. Confira a tradução da matéria:
Filmes Assustadores Sobre Aliens para ver depois de Ninguém vai te Salvar
The Vast of the Night
Este é um dos filmes de invasão alienígena mais recentes e o que “Ninguém vai te Salvar” pode lembrar você, pelo menos nas bordas. “The Vast of the Night“, que estreou no Festival de Cinema Slamdance de 2019 e foi lançado pela Amazon Studios em 2020, é focado em uma pequena cidade nos anos 1950 que está experimentando uma visita de outro mundo. Em muitos aspectos, porém, este é o inverso de “Ninguém vai te Salvar“. Onde o novo filme é virtualmente silencioso, “The Vast of the Night” é extremamente conversador, pingando de uma discussão sobre o suposto OVNI para outra, levando a um final genuinamente chocante. Um dos melhores filmes dos últimos anos, ponto final, “The Vast of the Night” explora o mesmo tipo de pavor existencial incognoscível que “Ninguém vai te Salvar“, mas tem muito mais saias de poodle.
O Caso de Betty e Barney (The UFO Incident, 1975)
Este filme de TV de 1975 é importante porque dramatiza um dos primeiros casos conhecidos de suposta abdução alienígena na vida real – Betty e Barney Hill, um casal interracial de New Hampshire (interpretado no filme por Estelle Parsons e James Early Jones) que foram levados a bordo de uma nave alienígena. Muitos dos marcos da lenda da abdução alienígena, como o tempo perdido, se originam neste primeiro relato que, o filme afirma, só veio à tona após exaustiva avaliação psiquiátrica e hipnose. Quer você acredite ou não nas alegações deles, eles certamente acreditam, o que torna tudo isso muito mais arrepiante. Além disso, “O Caso de Betty e Barney” tem uma conexão surpresa com outro filme da lista …
Fogo no Céu (Fire in the Sky, 1993)
Argumentavelmente o filme de abdução alienígena baseado em uma história real mais bizarro, o desaparecimento de Travis Walton (D.B. Sweeney) aconteceu na mesma noite em que “O Caso de Betty e Barney” foi ao ar na televisão. Investigadores teorizaram que os amigos caipiras de Travis inventaram a explicação OVNI para seu desaparecimento depois de assistir ao filme de TV. Certamente, eles devem ter apenas assassinado o coitado. Mas não. Ele voltou. E ele tinha uma história e tanto, tendo sido abduzido e cutucado. Um dos thrillers subestimados e de primeira linha dos anos 90, “Fogo no Céu” foi dirigido de forma belíssima por Robert Lieberman e filmado de forma primorosa por Bill Pope, particularmente durante a sequência de flashback de abdução prolongada, que é suficiente para deixar qualquer um acordado a noite toda. É bizarro.
Estranhos Visitantes (Communion, 1989)
Esta é outra história supostamente baseada na vida real e outra muito bizarra, embora os efeitos visuais um tanto limitados deste filme de 1989 não tenham envelhecido tão bem quanto “Fogo no Céu“. Baseado no livro best-seller, Christopher Walken interpreta o autor Whitley Strieber, que foi levado por visitantes espaciais depois de ficar em uma cabana remota. (Por que alguém fica em uma cabana remota? Eles nunca viram um filme?) Walken é ótimo, como sempre, trazendo a quantidade certa de profundidade psicológica e emoção real para um papel que poderia ter sido apenas brega. Como “O Caso de Betty e Barney“, grande parte do terror de “Estranhos Visitantes” vem do fato de que Strieber acredita tão arduamente que os eventos aconteceram. E os pequenos alienígenas cinza, retratados no cinema pela primeira vez, na verdade, depois de serem sugeridos em “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” e “O Caso de Betty e Barney” (e levados adiante em filmes como “Fogo no Céu” e “Ninguém vai te salvar“) ainda são absolutamente aterrorizantes. Ugh.
The McPherson Tape (1989)
Outro filme alienígena discreto, não reconhecido e genuinamente assustador, esta joia de 1989 (também conhecida como “U.F.O. Abduction“) é ainda mais arrepiante porque é feita no estilo de filmagem encontrada. Pensar que isso poderia realmente ter acontecido – e sido documentado – é suficiente para dar a qualquer um os arrepios. Quanto menos você souber sobre “The McPherson Tape“, melhor, mas basicamente é a história de uma festa de aniversário de família na zona rural de Connecticut que é interrompida por um pouso de OVNI. E onde tudo vai a partir daí … Muito realista e com pouco mais de uma hora de duração, este é como o episódio mais horrível de “Unsolved Mysteries” de todos os tempos. E ele conquistou com razão seu lugar, ao longo dos anos, como um artefato cult amado. Pronto para ser teletransportado?