A Dani Pacheco também topou deixar os seus palpites para as principais categorias do Oscar 2015 no Cinema de Buteco. Confira as previsões logo abaixo:
Melhor filme – Boyhood
A disputa está praticamente entre Boyhood e Birdman, mas como o filme de Richard Linklater venceu o Globo de Ouro, BAFTA e Critics Choice, aposto que o Oscar é dele. Birdman tem um roteiro original e um elenco formidável, mas Boyhood aborda um tema mais universal e comovente.
Melhor Diretor – Richard Linklater, Boyhood
Chegou a hora de Linklater vencer o Oscar após tantos filmes bons – trilogia Antes do Amanhecer, hello? – e pelo fato dele ter feito algo incrível ao explorar o crescimento de um garoto na telona durante 12 anos de filmagens. Merece a estatueta pela originalidade e êxito em dirigir seu elenco durante tanto tempo e com um resultado magnífico.
Melhor atriz – Julianne Moore – Para Sempre Alice
Moore ganhou tudo até agora, é quase que impossível vermos a Academia dar a estatueta à uma outra indicada. E sim, ela está fenomenal em Para Sempre Alice, merece o prêmio. Sem contar que, assim como Keaton, foi esquecida durante vários anos e um papel como esposa e mãe com Alzheimer é tocante o suficiente para lhe darem o Oscar.
Melhor Ator – Michael Keaton – Birdman
Keaton praticamente interpreta ele mesmo em Birdman, um ator que ainda é conhecido mundialmente por seu papel de super-herói e que volta após vários anos longe dos holofotes em um projeto ousado e de altíssimo nível. Apesar de Eddie Redmayne ter vencido o SAG e o BAFTA, aposto que a Academia vai reconhecer o trabalho de um americano que foi esquecido e que voltou com tudo em uma performance sensacional.
Melhor Atriz Coadjuvante – Patricia Arquette, Boyhood
Arquette venceu tudo, não há muito o que explicar aqui. E digo o mesmo que disse sobre Simmons: sua atuação em Boyhood nem se compara às das outras indicadas. Seu papel como uma mãe que cria e sustenta os filhos sozinha e enfrenta um marido alcoólatra e violento está anos luz longe dos demais.
Melhor Ator Coadjuvante – J.K. Simmons, Whiplash
Motivo: Simmons já tem a estatueta nas mãos há muito tempo, só falta chegar o domingo para recebê-la de vez. E convenhamos, a atuação dele em Whiplash é bastante superior às dos concorrentes; um vilão que adoramos assistir e que até nos faz compreendê-lo no fim das contas.
Melhor Roteiro Original – Birdman ou O Grande Hotel Budapeste
Os dois filmes mais originais do ano e que trazem histórias ricas, bem narradas e com personagens bem desenvolvidos, de maneira geral. Birdman pode ser o favorito para o Oscar, mas pode ser que a Academia decida premiar O Grande Hotel Budapeste além de categorias técnicas (ele venceu o WGA também). E o filme de Wes Anderson merece!
Melhor Roteiro Adaptado – Graham Moore, O Jogo da Imitação
Pessoalmente, considero essa adaptação fraca e com muitas alterações desnecessárias em relação à história de Alan Turing, mas é difícil que Harvey Weinstein saia do Oscar sem nenhuma estatueta. Se ele apenas foi reconhecido por O Jogo da Imitação e uma indicação a Mesmo Se Nada Der Certo (O Santo Vizinho e Grandes Olhos foram esnobados), pelo menos um prêmio ele ganha no domingo. Se não for como roteiro adaptado, será como trilha sonora, mas em função dos prêmios no BAFTA e WGA, acredito que seja no primeiro.