No último sábado, 11 de novembro, o Centro de Convenções de Bonito foi palco da cerimônia do encerramento da primeira edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito, com o anúncio dos vencedores das mostras competitivas no Auditório Kadiwéu.
Andréa Freire, coordenadora do festival, fez a apresentação da cerimônia, que contou com a presença dos representantes dos filmes exibidos ao longo da última semana, autoridades, a imprensa e os espectadores que tiveram acesso gratuito a toda a programação.
As escolhas foram divididas entre os júris oficiais e o popular, além de incluir a participação dos jornalistas convidados para cobrir o festival em uma menção honrosa. O júri internacional foi composto pelo diretor Walter Lima Jr. (que também exibiu na programação “Inocência” e foi laureado o Troféu Memória), a atriz Ana Ivanova e a roteirista Josefina Trotta.
A cerimônia também estabeleceu um espaço para tratar a respeito do manifesto assinado por vários convidados em oposição ao fechamento do INCAA (Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais, agência do Governo da Argentina) e em defesa ao cinema sul-americano, lido por Josefina Trotta. Após o anúncio das escolhas, o evento foi concluído com um show gratuito da artista argentina Charo Bogarín acompanhada pelo músico Juan Sardi.
Confira os premiados:
JÚRI OFICIAL INTERNACIONAL
Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: El visitante, de Martín Boulocq
Melhor Curta-Metragem Sul-Americano: Estrellas del desierto, de Katherina Harder
JÚRI OFICIAL SUL-MATO-GROSSENSE
Melhor Filme Sul-Mato-Grossense: Cordilheira de Amora II, de Jamille Fortunato
JÚRI POPULAR
Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: La Pampa, de Dorian Fernández Moris
Melhor Curta-Metragem Sul-Americano: Yigayo Yuwuerane, de Ross Dayana López
Melhor Filme Sul-Mato-Grossense: A Dama do Rasqueado, de Marinete Pinheiro
MENÇÕES HONROSAS
Júri Oficial Sul-Mato-Grossense: A Dama do Rasqueado, de Marinete Pinheiro
Imprensa – Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry
TROFÉU MEMÓRIA
Walter Lima Jr.
BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO
Data: de 4 a 11 de novembro
Locais de realização: Centro de Convenções e Câmara Municipal de Bonito
Site: www.bonitocinesur.com.br/2023/
Redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/bonitocinesur
Twitter: https://twitter.com/bonitocinesur
Facebook: https://facebook.com/bonitocinesur
Realização: Associação Amigos do Cinema e da Cultura
Com o benefício da Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Nacional da Cultura
Apoio: Governo de Mato Grosso do Sul, Câmara Municipal de Bonito, Prefeitura Municipal de Bonito, Centro de Convenções de Bonito, Revista Piauí, Greenlight Audiovisual, Zoom Publicidade, Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca – Organização Social
Patrocínio: ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Grupo Pereira, Fort Atacadista, Comper, Sistema FIEMS – SESI, Fecomércio MS • Sesc – Sistema Comércio, CAIXA e Ministério da Cultura do Governo Federal