Confira os filmes selecionados para o Festival de Cannes 2015

posterA lista oficial dos selecionados para o Festival de Cannes 2015 traz cineastas conhecidos do público do Festival como Gus Van Sant, Nanni Moretti e Paolo Sorrentino.

Mas foram os filmes fora de competição que chamaram a atenção do grande público: O quarto capítulo da trilogia Mad Max, novamente dirigido pelo idealizador da trilogia, George Miller (veja o trailer); o novo longa de Woody Allen, O Homem Irracional, que narra a história de um professor (Joaquin Phoenix) que se apaixona por uma de suas alunas (Emma Stone) (veja o trailer); a nova animação da Pixar, Divertida Mente (veja o trailer), dirigida por Pete Docter, que já exibiu Up – Altas Aventuras no Festival; e a animação O Pequeno Príncipe, baseada no clássico livro francês de Antoine de Saint-Exupéry (veja o trailer).

Além disso, a sessão da meia-noite contará com a estreia de Amy, documentário sobre a cantora Amy Winehouse dirigido por Asif Kapadia (Senna) (veja o trailer). A sessão especial exibirá A Tale of Love and Darkness, estreia na direção de Natalie Portman (veja o trailer). A atriz israelense vencedora do Oscar (Cisne Negro) também escreveu e atua no longa baseado na memória de Amos Oz, um defensor da paz entre Israel e Palestina.

O Festival de Cannes ocorre de 13 a 24 de maio e terá o júri presidido pelos irmãos Coen. Confira todos os filmes em competição:

La-Tête-haute

La Tête Haute, de Emmanuelle Bercot

Desde 1987 que um longa dirigido por uma mulher não abre o Festival. O filme que estreia fora de competição, narra a historia de uma juíza (Catherine Deneuve) que tenta reaver a guarda de um menor delinquente. A atriz, roteirista e diretora francesa já ganhou o prêmio do júri pelo curta Les Vacances e o prêmio da juventude por Clément. Ela também foi roteirista de Polissia, longa de Maïwen (também presente na competição deste ano) laureado com o prêmio do júri.

THE SEA OF TREES

The Sea Of Trees, de Gus Van Sant

O vencedor do Oscar Matthew McConaughey e Ken Watanabe interpretam dois suicidas que se encontram por acaso em uma floresta no Japão. O elenco também conta com Naomi Watts. Gus Van Sant já concorreu a três Palmas de Ouro e ganhou o prêmio de melhor diretor por Elefante, em 2003.

Emily-Blunt-sicario

Sicario, de Denis Villeneuve

O diretor canadense, de Os Suspeitos, estreia no Festival com a história de uma jovem agente do FBI que se junta a CIA para derrubar um cartel mexicano, testando seus limites éticos. O elenco conta com Emily Blunt e Benicio del Toro.

macbeth

Macbeth, de Justin Kurzel

O diretor australiano que venceu o prêmio da crítica em 2011 por Snowtown traz para o Festival a adaptação da clássica peça de Shakespeare, desta vez estrelada por Marion Cottilard (que esteve no festival no ano passado em Dois Dias, Uma Noite) e Michael Fassbender (com quem trabalhará novamente em Assassin’s Creed).

Carol Todd Haynes

Carol, de Todd Haynes

O diretor de Velvet Goldmine (indicado a Palma de Ouro) e Não Estou Lá trabalha com Cate Blachett novamente na adaptação do romance de Patricia Highsmith sobre um jovem funcionário de uma loja de departamento em Nova York que se apaixona por uma mulher mais velha na década de 50. O elenco também conta com Rooney Mara e Kyle Chandler.

Mia Madre, de Nanni Moretti

O diretor italiano, velho conhecido de Cannes e vencedor da Palma de Ouro por O Quarto do Filho, trabalha novamente com Margherita Buy na história de uma cineasta em crise.

Il Racconto dei Racconti (Tale of Tales), de Matteo Garrone

O diretor italiano já venceu dois grandes prêmios do júri no Festival (Gomorra e Reality – A Grande Ilusão) e desta vez traz uma adaptação fantasiosa dos contos do escritor Giambattista Basile. O elenco conta com Salma Hayek, Vincent Cassel e John C. Reilly.

Youth, de Paolo Sorrentino

O diretor italiano já concorreu a cinco Palmas de Ouro, vencendo o prêmio do júri ecumênico por Aqui é o Meu Lugar e o prêmio do júri por Il Divo. Desta vez em língua inglesa, o filme narra a história de um maestro de orquestra aposentado que recebe um convite para se apresentar para a rainha Elizabeth II. O elenco conta com Michael Caine, Rachel Weisz e Paul Dano.

https://www.youtube.com/watch?v=T6AdeTefnJo

Umimachi Diary (Our Little Sister), de Hirokazu Kore-Eda

A adaptação dos quadrinhos de Akimi Yoshida narra a história de quatro irmãs que vivem juntas no Japão. O diretor conta com quatro indicações a Palma de Ouro e ganhou o prêmio ecumênico e o prêmio do júri em 2013 por Pais e Filhos.

lobster

The Lobster, de Yorgos Lanthimos

O cineasta grego, vencedor da mostra Um Certo Olhar por Um Dente Canino, dirige a comédia ambientada em um futuro distópico, onde pessoas solteiras são presas e forçados a encontrar um companheiro dentro de 45 dias, ou então são transformadas em um animal e soltas na floresta. O elenco reúne Colin Farrell, Rachel Weisz, Ben Whishaw, Lea Seydoux e John C. Reilly.

louder than bombs

Louder Than Bombs, de Joachim Trier

O diretor de Oslo, 31 de Agosto (exibido na mostra Um Certo Olhar) estreia em competição com um drama sobre os segredos de uma fotógrafa de guerra. O elenco conta com Jesse Eisenberg, Isabelle Huppert e Amy Ryan.

the-assassin-image

Nie Yinniang (The Assassin), de Hsiao Hsien Hou

O diretor chinês já é um velho conhecido do Festival com sete indicações a Palma de Ouro (vencendo o prêmio do júri em 1997 por O Mestre das Marionetes). O filme narra a história de uma guerreira durante a dinastia Tang, na China.

mon roi

Mon Roi, de Maïwenn

A diretora de Polissia, que venceu o prêmio do júri em 2011, trabalha novamente com Emmanuelle Bercot (diretora do longa de abertura), que interpreta uma mulher tentando se curar de um amor destrutivo. O elenco também conta com Louis Garrel e Vincent Cassel.

mountain may depart

Shan He Gu Ren (Mountain May Depart), de Zhang-Ke Jia

O diretor chinês que conta com quatro indicações a Palma de Ouro foi premiado em 2013 por Um Toque de Pecado. A história segue um casal apaixonado na década de 1990 que se separa e se reencontra anos depois, quando ela está no leito de morte. No futuro, a única palavra em chinês que seu filho se lembra é o nome de sua mãe.

Dheepan

Dheepan, de Jacques Audiard

O longa narra a história de um guerreiro do Sri Lanka que vai trabalhar com um zelador, em Paris. O cineasta francês esteve no Festival recentemente com Ferrugem e Osso e já venceu o grande prêmio do júri por O Profeta.

Marguerite-et-Julien

Marguerite et Julien, de Valérie Donzelli

A diretora que já levou o longa A Guerra Está Declarada ao Festival e atuou em Saint Laurent (em competição no ano passado) traz à competição a história de um romance incestuoso.

La loi du marché

La Loi Du Marché (The Measure of a Man), de Stéphane Brizé

O diretor francês estreia na competição com a história de um homem de meia-idade (Vincent Lindon) que começa a trabalhar como segurança de um supermercado e é confrontado com um dilema moral.

saul-fia-cannes-2015

Saul Fia (Son of Saul), de László Nemes

Estreando no Festival, com seu primeiro longa, o cineasta húngaro narra a história de um prisioneiro de Auschwitz em 1944 que, forçado a queimar os cadáveres de seu povo, tenta salvar o corpo de um menino.

chronic

Chronic, de Michel Franco

O diretor mexicano levou o prêmio da mostra Um Certo Olhar pelo elogiado Depois de Lúcia. Dessa vez, ele estreia em competição e em língua inglesa com a história do enfermeiro David (Tim Roth), que cuida de pacientes em estágio terminal.

Valley of Love, de Guillaume Nicloux

O diretor francês estreia no Festival levando a história de um casal (vivido por Isabelle Huppert e Gerard Depardieu) que decide seguir a última vontade de seu filho, que se suicidou, embarcando em uma viagem pelo Vale da Morte, na Califonia.

Confira também a cobertura completa do 67º Festival de Cannes.