Review Tudo Que Imaginamos Como Luz: Uma crônica romântica e feminista da metrópole indiana [48ª Mostra Internacional de SP]

Prabha (Kani Kusruti) é uma enfermeira que trabalha em um hospital em Mumbai, centro financeiro da Índia e uma das cidades mais populosas do mundo, ela divide o quarto com uma colega de trabalho, a também enfermeira Anu (Divya Prabha). As duas possuem personalidades totalmente diferente, e juntas encaram os encontros e desencontros do sexo e a cidade.

Não fiz essa brincadeira com as palavras à toa, “Tudo Que Imaginamos Como Luz” é uma crônica da metrópole, assim como as crônicas românticas de Woody Allen em Nova York, onde a cidade é um personagem e é possível enxergar beleza e leveza, mesmo com tanto caos e movimento. No entanto aqui a cidade é muito diferente, não só a cidade, mas a cultura e o país, e isso significa uma estrutura mais conservadora e hostil, que prejudica principalmente as mulheres, e isso tudo fica muito claro durante o filme, mas o grande triunfo da diretora Payal Kapadia, é que ela consegue explicar esse contexto sem eliminar a sutileza e a simplicidade das pequenas histórias cotidianas, ou melhor, exaltando essa beleza, apesar de suas dificuldades. Explicando de forma mais objetiva com um exemplo, todas as mulheres do filme sofrem as consequências de uma sociedade patriarcal, no entanto, todos os homens que aparecem no filme, são personagens doces, respeitosos ou vulneráveis.

Outro trunfo do filme é sua estética, tudo bem que Mumbai é um local naturalmente cinematográfico, mas as cores do diretor de fotografia Ranabir Das, associada a uma trilha sonora harmoniosa do compositor Dhritiman Das Topshe, contribuem para uma atmosfera moderna e onírica que remete a “Encontros e Desencontros” de Sofia Coppola.

“Tudo Que Imaginamos Como Luz” venceu o grande prêmio do júri no Festival de Cannes presidido por Greta Gerwig (outra que ama crônicas da cidade), e está na programação da 48ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo, que por sinal, esse ano homenageia o cinema indiano. Apesar de ainda não possuir data de lançamento oficial, o filme deve estrear em breve nos cinemas, e já está garantido no streaming pelo Telecine.