review TRUE DETECTIVE S04E05

Review: True Detective S04E05 – Part V: Entramos na reta final com EMOÇÃO

EITA, BRASIL! Que episódio foi esse, minha amiga leitora do Cinema de Buteco? O que foi isso que assistimos, amigo leitor do Cinema de Buteco? Empilhando acontecimentos importantes dentro de sua narrativa, o quinto episódio de True Detective é para quem tem coração forte e consegue lidar com a ansiedade de esperar uma semana até o season finale. 

 

Em True Detective S04E05, Part V, Danvers segue com a sua investigação e tem uma péssima notícia dos seus superiores. Ao mesmo tempo, Prior filho é expulso de casa e descobre que não pode confiar no seu próprio pai. Por fim, Navarro vai parar em uma manifestação e entra em conflito com outro policial para proteger a filha de Liz. 

 

Podemos questionar um pouco do desenvolvimento da história a respeito da passagem de tempo. Talvez por ser um lugar em que a noite nunca acaba, ficamos com a impressão de que acontece muita coisa ao mesmo tempo ou em intervalos de tempo curtos. Acelerar a história para dar conta de falar tudo que é necessário, nunca funciona (vide as últimas temporadas de Game of Thrones).

 

Não fosse pela construção do suspense e todo o mistério sobre o que de fato aconteceu, os espectadores teriam muitos motivos fortes para reclamar dos caminhos da temporada. O carisma dos protagonistas também ajuda a manter nosso interesse e envolvimento. 

 

Em textos anteriores comentei sobre o personagem Prior pai (John Hawkes) e minhas impressões. Todas elas se confirmaram, mas eu não esperava que tudo se resolvesse de forma tão brusca. O encerramento do arco do personagem é intenso, inesperado e rende um dos momentos mais fortes da temporada até o momento. É especialmente trágico pelo envolvimento do próprio filho na situação. 

 

O episódio também retoma o chamado que Navarro/Danvers atenderam anos atrás, quando elas fizeram justiça com as próprias mãos. Nas duas ou três vezes em que o caso é mencionado, nunca é mostrado tudo que realmente aconteceu. Apenas sabemos que a dupla matou o criminoso e fez parecer que foi suicídio. Espero que a série não volte nesse tema novamente. 

 

Pela experiência em outras séries, o penúltimo episódio de True Detective elevou demais o sarrafo e criou uma inevitável expectativa pela sua conclusão. Se vai dar conta do recado e encerrar com chave de ouro, eu não sei. Mas posso dizer que foi ótimo acompanhar a investigação dessa dupla tão quebrada e cheia de traumas.