Chegou a hora de atualizarmos as previsões para o Oscar 2020! Um mês atrás, fizemos as primeiras apostas, mas, depois dos festivais de Telluride, Veneza, Toronto e um pedaço de Nova York, já foi possível mudar um pouco.
Jojo Rabbit venceu o People’s Choice Award no Canadá. Produções que levaram o prêmio no passado incluem Green Book, La La Land, 12 Anos de Escravidão, Argo e Jogo da Imitação. Ou seja, apesar de uma recepção divisiva, o filme de Taika Waititi vem com tudo na temporada de premiações.
Dois títulos que também fizeram barulho em Toronto são As Golpistas e Entre Facas e Segredos. No primeiro caso, a recepção crítica foi positiva, assim como as bilheterias acima das expectativas. Jennifer Lopez vai vir com tudo como atriz coadjuvante, apesar de Laura Dern ser a frontrunner agora. No segundo caso, o suspense de Rian Johnson (Looper) causou um estardalhaço no evento e tem muitas chances de aparecer em roteiro original se o box office atender às expectativas. Daniel Craig agradou bastante, mas ator coadjuvante está tão disputado que não vou jogar ele nas minhas cartas no momento.
Joker, por sua vez, levou pra casa o cobiçado Leão de Ouro. Isso definitivamente deu um gás na campanha do Coringa. Porém, o histórico da Academia com filmes de quadrinhos não é muito favorável, então, vamos aguardar as bilheterias para ver se ela impulsionam ainda mais a película de Todd Phillips.
Após ser indicado na categoria de Melhor Direção em 2004, Fernando Meirelles volta aos holofotes hollywoodianos com Dois Papas. É difícil repetir o fato, mas o drama definitivamente disputará a estatueta, especialmente com o respeitadíssimo Jonathan Pryce. O britânico esquentou a corrida de melhor ator, ao lado de Joaquin Phoenix e Adam Driver.
Uma outra artista que volta com força em 2019 é Renee Zellweger e o bem recebido Judy. A aclamada performance da atriz a coloca como favorita no momento. Será que Scarlett Johansson pode surpreender mesmo assim?
O Irlandês, da Netflix, finalmente estreou no Festival de Nova York. Resultado? Aclamado. O filme de Martin Scorsese tem aprovação de 100% no RT e 92 no MC. Ou seja, vai aparecer na temporada de premiações com certeza; basta a Netflix fazer uma boa campanha.
A recepção de Bombshell pode mudar as categorias de atriz e atriz coadjuvante. Afinal, o aguardado drama é Oscar bait e traz no elenco Charlize Theron, Margot Robbie e Nicole Kidman. Mesmo para Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig.
E o nosso querido Vida Invisível? Com a França escolhendo Les Misérables como representante, a Amazon Studios vai ter que fazer campanha para os dois. No entanto, é possível ver ambos na lista final, ao lado de Parasita e Dor e Glória. A ameaça que o brasileiro tem é do colombiano Monos, premiado em Sundance e distribuído pela Neon, mesma de Parasita. A quinta vaga fica com Atlantique na minha opinião. A produção do Senegal levou o Grande Prêmio do Júri em Cannes, tem críticas excelentes e será distribuída pela Netflix.
Confira a lista a seguir e deixe seu comentário! Em meados de novembro eu volto com mais previsões.
MELHOR FILME
História de um Casamento
A Beautiful Day in the Neighborhood
MELHOR DIREÇÃO
Quentin Tarantino, Era uma Vez em Hollywood
Sam Mendes, 1917/Lulu Wang, The Farewell
Noah Baumbach, História de um Casamento
Bong Joon-ho, Parasita
Martin Scorsese, O Irlandês
MELHOR ATRIZ
Scarlett Johansson, História de um Casamento
Cynthia Erivo, Harriet
Awkwafina, The Farewell
Saoirse Ronan, Adoráveis Mulheres/Charlize Theron, Bombshell
Renee Zellweger, Judy
MELHOR ATOR
Adam Driver, História de um Casamento
Joaquin Phoenix, Coringa
Jonathan Pryce, Dois Papas
Leonardo Dicaprio, Era uma Vez em…Hollywood
Antonio Banderas, Dor e Glória/Robert de Niro, O Irlandês
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Laura Dern, História de um Casamento
Annette Bening, O Relatório
Thomasin McKenzie, Jojo Rabbit/Margot Robbie, Era uma Vez em Hollywood ou Bombshell
Jennifer Lopez, As Golpistas
Zhao Shuzhen, The Farewell
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Brad Pitt, Era uma Vez em…Hollywood
Al Pacino, O Irlandês
Anthony Hopkins, Dois Papas
Tom Hanks, A Beautiful Day in the Neighborhood
Alan Alda, História de um Casamento
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Noah Baumbach, História de um Casamento
Lulu Wang, The Farewell
Quentin Tarantino, Era uma Vez em…Hollywood
Bong Joon-ho e Jin Won Han, Parasita
Entre Facas e Segredos, Rian Johnson/Scott Z. Burns, O Relatório
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Taika Waititi, Jojo Rabbit
Anthony McCarten, Dois Papas
Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres
Steven Zaillian, O Irlandês
Micah Fitzerman-Blue e Noah Harpster, A Beautiful Day in the Neighborhood
MELHOR ANIMAÇÃO
Toy Story 4
Frozen II
Weathering With You
I Lost My Body
Okko’s Inn/Link Perdido
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Dor e Glória (Espanha)
Parasita (Coreia do Sul)
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (Brasil)/Monos (Colômbia)