clube dos cinco envelheceu mal

Clube dos Cinco: uma joia dos anos 1980 que envelheceu mal?

Clube dos Cinco é um clássico dos anos 80 que marcou toda uma geração, mas será que ele envelheceu bem? De acordo com Molly Ringwald, atriz que interpretou Claire Standish no filme, a resposta é não.

Dirigido por John Hughes em 1985, o longa é sempre lembrado com carinho e fala muito sobre as buscas pelo amadurecimento e das lutas dos jovens em busca da própria identidade.

Na trama, cinco estudantes de ensino médio de diferentes origens sociais se encontram em uma detenção de sábado, supervisionados pelo rigoroso vice-diretor Richard Vernon. Ringwald, ícone da juventude dos anos 80, interpreta a “princesa” do grupo, que está na detenção por ter faltado às aulas para fazer compras. Além disso, Claire enfrenta um desafio pessoal, sendo usada como peão pelas disputas de divórcio de seus pais.

Em um artigo escrito para o The New Yorker em 2018, Ringwald destacou que algumas das cenas do filme são bastante preocupantes, especialmente para o público moderno. Na opinião da atriz, certas sequências são “perturbadoras” diante às sensibilidades e consciência modernas e ela notou isso enquanto revia a obra com a sua filha.  Ela apontou como exemplo a cena em que John Bender, o personagem bad boy interpretado por Judd Nelson, se esconde debaixo da mesa onde Claire está sentada e toca nela de forma inapropriada.

Ringwald também observou que Bender assedia Claire sexualmente ao longo do filme, chamando-a de nomes e debochando dela. Ela sugeriu que a rejeição de Claire é o que inspira a ação de Bender, que nunca se desculpa por seu comportamento.

As reflexões de Ringwald sobre Clube dos Cinco são importantes, pois nos fazem repensar um filme que muitas vezes é visto como uma obra-prima. É importante lembrar que os tempos mudam, e o que era aceitável nos anos 80 pode não ser mais aceitável hoje.

Além disso, o artigo de Ringwald nos leva a refletir sobre outros filmes de John Hughes, como Gatinhas e Gatões, que também apresentam cenas problemáticas. Esses filmes são clássicos dos anos 80, mas é importante estar ciente dos seus problemas ao assisti-los.