Aconteceu na noite de ontem, 18, a 71ª edição do BAFTA. Trata-se do Oscar britânico para quem não acompanha muito a temporada de premiações.
Este ano, não tivemos grandes surpresas na lista de premiados. Os destaques foram Três Anúncios para um Crime e A Forma da Água, com cinco e três prêmios, respectivamente. Ambos devem liderar entre os ganhadores do Oscar em março, com a estatueta de Melhor Filme ficando entre eles.
Parece também que as estatuetas de Gary Oldman,Frances McDormand, Sam Rockwell e Guillermo del Toro estão garantidas.O mesmo para Allison Janney, atriz coadjuvante em Eu, Tonya. Será um choque ver um dos quatro sair de mãos vazias daqui a duas semanas.
No quesito roteiro, Me Chame pelo seu Nome e Três Anúncios levaram a melhor. Com base no que vimos até agora, a adaptação estrelada por Timothy Chalamet tem tudo pra vencer o Oscar. Por outro lado, Três Anúncios ainda vai brigar forte com Corra!, que venceu o Critics’ Choice e o WGA de roteiro original.
Melhor Direção já tem seu nome definido desde janeiro, mas com o DGA e o BAFTA, Guillermo del Toro só selou o favoritismo. O Oscar é dele, ponto.
Blade Runner 2049 acabou ficando apenas com categorias técnicas nesta temporada de premiações, mas um prêmio que ele não ficará sem é o de Fotografia. Roger Deakins finalmente ganhará a estatueta após 13 indicações sem recompensa! O BAFTA ainda premiou a ficção de Denis Villeneuve na categoria de Efeitos Visuais.
Uma pequena surpresa que tivemos na premiação britânica foi em Montagem. Nada de Eu, Tonya ou Dunkirk; quem foi escolhido pela Academia local foi Em Ritmo de Fuga. Será que os americanos vão repetir a escolha?
Talvez tenhamos apenas um grande mistério em torno da categoria de Filme Estrangeiro. Com Em Pedaços, vencedor do Globo de Ouro e Critics’ Choice, esnobado no Oscar, a disputa fica em aberto.
MELHOR FILME
Três Anúncios para um Crime
MELHOR ATRIZ
Frances McDormand, Três Anúncios para um Crime
MELHOR ATOR
Gary Oldman, O Destino de uma Nação
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Allison Janney, Eu, Tonya
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Sam Rockwell, Três Anúncios para um Crime
MELHOR FILME BRITÂNICO
Três Anúncios para um Crime
MELHOR DIRETOR
Guillermo Del Toro, A Forma da Água
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Três Anúncios para um Crime
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Me Chame pelo seu Nome
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
A Forma da Água
MELHOR FOTOGRAFIA
Blade Runner 2049
MELHOR MONTAGEM
Em Ritmo de Fuga
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
A Forma da Água
MELHOR FIGURINO
Trama Fantasma
MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO
O Destino de uma Nação
MELHOR SOM
Dunkirk
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Blade Runner 2049
MELHOR ESTREIA DE UM ROTEIRISTA, DIRETOR OU PRODUTOR BRITÂNICO
I Am Not a Witch, Rungano Nyoni (Writer/Director) and Emily Morgan (Producer)
FILM NA LÍNGUA NÃO-INGLESA
A Criada, Park Chan-Wook e Syd Lim
DOCUMENTÁRIO
I Am Not Your Negro
FILME DE ANIMAÇÃO
Viva – A Vida é uma Festa
EE RISING STAR AWARD
Daniel Kaluuya