5 Filmes Natalinos que não são ruins
5 Filmes Natalinos que NÃO SÃO Ruins

5 Filmes Natalinos que NÃO SÃO Ruins

Dezembro chegou e, junto com ele, uma época que é esperada por muitos: as festas de Natal! Começam as confraternizações de fim de ano, as playlists natalinas voltam a tocar por todo lado, as decorações de neve se misturam com o calor de 40º brasileiro e a Mariah Carey volta para o topo das paradas musicais com “All I Want For Christmas Is You”.

Junto a tudo isso, não podem faltar os filmes natalinos. Das maratonas em canais abertos até os combos de lançamentos anuais dos streamings, é quase impossível fugir de ligar a TV (ou o seu aparelho favorito para consumir filmes) e não se deparar com a história de alguma mocinha da cidade grande que vai para uma cidade do interior no Natal e conhece o amor da sua vida.

Assistir filmes de Natal ruins pode ter se tornado um guilty pleasure – sabe aquelas coisas que amamos, mas temos vergonha? – para muitos (inclusive, para esta amante do Natal que está elaborando esta lista). Afinal, o que tem de mais relaxante após um ano estressante do que assistir a Vanessa Hudgens interpretando uma princesa e uma cozinheira sósias que trocam de lugar durante as festas de fim de ano?

Mas, mesmo que sobrem exemplos de filmes de qualidade bastante duvidosa que se passam nessa época, algumas excelentes produções já foram feitas, dessas que valem a pena qualquer amante do cinema assistir, seja fã ou não de filmes natalinos. Alguns desses estão na lista lançada em 2012 pelo Cinema de Buteco, de “10 Filmes de Natal Imperdíveis”, com alguns clássicos bem conhecidos como “Esqueceram de Mim” e “O Amor não Tira Férias”.

Este ano, indicamos mais cinco produções que valem o seu tempo neste dezembro – e em qualquer outra época do ano!

 

1 – SE MEU APARTAMENTO FALASSE

5 Filmes Natalinos que não são ruins
Se Meu Apartamento Falasse, 1960

Esse clássico cinematográfico de 1960, dirigido por Billy Wilder, se desenrola em Nova York, durante a temporada de Natal. Acompanha C.C. Baxter (Jack Lemmon), um funcionário de uma seguradora que empresta seu apartamento para os seus chefes realizarem encontros amorosos extraconjugais, como forma de agradá-los e subir na empresa. Tudo corre bem até que Baxter se apaixona pela amante de um deles (Shirley MacLaine).

A ambientação natalina, com a decoração típica da época e as luzes da cidade, serve como pano de fundo para o desenvolvimento da trama, destacando temas de redenção, solidão, esperança e a importância das conexões humanas.

Essa comédia foi indicada ao Oscar em dez categorias, tendo vencido em cinco, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Imperdível!

 

2 – KLAUS

5 Filmes Natalinos que não são ruins
Klaus, 2019

Animação lançada em 2019 pela Netflix, “Klaus” oferece uma abordagem cativante sobre a origem da lenda do Papai Noel. A história gira em torno de Jesper (dublado em português por Rodrigo Santoro), um jovem da Academia Postal que é enviado para uma ilha remota no Círculo Ártico. Lá, ele encontra Klaus, um misterioso fabricante de brinquedos, e juntos eles começam a distribuir presentes para as crianças da região.

O filme, que foi indicado ao Oscar de Melhor Animação, tem uma atmosfera visualmente encantadora e, com sua animação deslumbrante e cenários de inverno, transporta os espectadores para um ambiente festivo. “Klaus” não apenas oferece uma história emocionante sobre a origem do Papai Noel, mas também transmite uma mensagem atemporal sobre a importância do altruísmo e da compaixão, elementos fundamentais do espírito natalino.

 

3 – OPERAÇÃO PRESENTE

5 Filmes Natalinos que não são ruins
Operação Presente, 2011

Outra animação natalina imperdível é “Operação Presente”, lançada em 2011, trazendo uma visão moderna e divertida da operação logística por trás da entrega de presentes de Natal ao redor do mundo. O filme revela o funcionamento da fábrica de presentes do Papai Noel e a tecnologia utilizada para garantir que todas as crianças recebam seus presentes na noite de Natal.

O filme tem potencial para encantar espectadores de todas as idades ao proporcionar uma visão encantadora e imaginativa do Natal, ao mesmo tempo em que celebra a magia da temporada e o espírito de dar e receber presentes como símbolo de amor e generosidade.

 

4 – O DIÁRIO DE BRIDGET JONES

5 Filmes Natalinos que não são ruins
O Diário de Bridget Jones, 2001

O Diário de Bridget Jones” é uma comédia romântica de 2001 baseada no livro homônimo de Helen Fielding. O filme acompanha Bridget Jones (Renée Zellweger), uma mulher de trinta e poucos anos, que registra suas experiências e desventuras em um diário, e o período das festas de fim de ano são o foco deste primeiro filme, que viria a ganhar uma sequência em 2004.

Além de se ver dividida entre dois amores – Mark Darcy (Colin Firth) e Daniel Cleaver (Hugh Grant) – o Natal serve como um momento de reflexão para Bridget, marcando uma fase de transição em sua vida e permitindo que ela avalie suas escolhas e prioridades. Enquanto isso, ela busca por autenticidade, felicidade e por compreender seus sentimentos em meios às celebrações festivas.

 

5 – NOITE INFELIZ

5 Filmes Natalinos que não são ruins
Noite Infeliz, 2022

O filme mais recente desta lista e, talvez, o mais atípico, “Noite Infeliz”, estrelado por David Harbour, foi lançado em 2022, acompanha um Papai Noel que luta contra mercenários que fizeram uma família rica como refém em sua casa.

Esse filme de ação, dirigido por Tommy Wirkola, é inspirado e divertido. Consegue não ser um “filme natalino genérico”, mesmo que se utilize de clichês de diferentes gêneros. Diferente dos demais desta lista, é violento e caótico – com classificação indicativa para maiores de 16 anos – e deve agradar até os maiores odiadores de filmes de Natal.

 

EXTRA – ADORÁVEIS MULHERES

5 Filmes Natalinos que não são ruins
Adoráveis Mulheres, 2019

Por último, não podia faltar a indicação extra desse filme que não é essencialmente um filme natalino, mas apresenta uma cena chave que ocorre durante a temporada de Natal.

Adoráveis Mulheres“, dirigido por Greta Gerwig e baseado no romance clássico de Louisa May Alcott, conta sobre a vida das irmãs March – Jo, Meg, Beth e Amy – durante a Guerra Civil Americana, explorando suas jornadas individuais, ambições e laços familiares. Com um elenco estelar, com nomes como Saoirse Ronan, Florence Pugh, Timothée Chalamet e Meryl Streep, a produção foi indicada a seis Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

A celebração do Natal na casa da família March é um reflexo do calor humano, dos afetos e dos sentimentos de solidariedade que permeiam a narrativa. Por isso, e por ser um filme tão bom, a gente dá uma espremidinha e não deixa de trazer ele aqui também, porque qualquer desculpa é desculpa para conhecer esse romance.

 

E aí, qual desses filmes você já assistiu? Pretende assistir algum nessa temporada de Natal?