BILL BURR É UM NOME POPULAR NO STANDUP COMEDY. Não fosse pela minha paixão crescente por essa forma de humor, confesso que dificilmente me pegaria dedicando tempo para ver uma comédia da Netflix chamada Tiozões. Qual seria a chance de ver esse filme e levar em consideração? Esse é o benefício de explorar várias artes e ampliar as referências. Não fosse isso, perderia um dos melhores filmes de comédia de 2023.
Em Tiozões (Old Dads, Bill Burr, 2023), Burr vive um homem de meia idade, cheio de coisas acontecendo ao mesmo tempo em sua vida. A esposa está grávida do segundo filho, o primogênito mudou para uma escola particular cheia de regras, a sua empresa foi vendida para um hipster bunda mole etc.
Você pode até dizer: “nossa. Não fosse pela parte da empresa, essa poderia ser a história da vida de qualquer pessoa”. E você teria razão. O grande diferencial do roteiro é conversar diretamente com um público alvo muito bem definido: homens héteros com mais de 40 anos de idade.
Pessoas que viveram seu auge em um mundo “sem regras”, em que era OK ser um escroto machista ou preconceituoso ou homofóbico ou racista. Mas que estão deslocados no mundo atual, em que o politicamente incorreto é inaceitável.
O roteiro acerta em cheio nas críticas e faz isso de forma consciente. Ao mesmo tempo em que não condena a existência de pessoas que falam merda (e nem por isso são criminosos – quer dizer, no tribunal virtual talvez seriam), debocha da arrogância da nova geração e deixa a mensagem que evoluir é preciso.
Um desavisado poderia condenar completamente a visão do mundo do protagonista e até imaginar que seja um eleitor de Trump, por exemplo. Porém, de forma bem didática, o roteiro prova que não é bem assim. Em uma cena, Burr pede a opinião de uma mulher gasosa durante uma discussão. Ela concorda com ele. Depois fala uma coisa sobre os imigrantes no país, o que o protagonista discorda totalmente. E, na cena mais ilustrativa, talvez até moralista, Burr escuta de um motorista de Uber (Bruce Dern em uma participação hilária) a mesma frase que ele mesmo falou no começo do filme. É o suficiente para ele entender que precisa mudar ou seu futuro é ser desprezível como o motorista.
A comédia slasher Dezesseis Facadas também brinca com as diferenças de comportamento social, ainda que de uma forma muito superficial para ser levada a sério. Tiozões possui momentos hilários e é um filme imperdível para pessoas capazes de se identificar com os conflitos dos seus personagens.