O CINEMA DE BUTECO ADVERTE: A crítica de Five Nights at Freddy´s – Pesadelo Sem Fim possui spoilers e deverá ser apreciada com moderação.
QUANDO VOCÊ USA O ROTTEN TOMATOES PARA JULGAR UM FILME, você corre riscos de cometer um grande erro. Longe de dizer que as avaliações negativas de Five Nights at Freddy´s são injustas, mas, além de eu não gostar do Rotten Tomatoes, é preciso sempre reforçar que uma obra não deve ser julgada por notas, como se fosse uma prova e existisse certo e errado. É importante ler os críticos e especialistas que você se identifica para tirar suas próprias conclusões.
Considerando isso, Five Nights at Freddy´s é um filme de terror divertido. Especialmente para quem não tinha expectativa alguma e nunca havia ouvido falar dos games. Aliás, o que eu ouvi falar (e assisti) foi The Banana´s Split Movie (Danishka Esterhazy, 2019) e Willy’s Wonderland (Kevin Lewis, 2021). É certo que Lewis usou Five Nights at Freddy´s como inspiração, mas podemos dizer que Banana Split é o pai de todas essas produções com gente fantasiada de bicho, certo? A diferença é só a abordagem para o lado do terror, que é sempre bem-vinda.
Estrelado por Josh Hutcherson (até então, um famoso ator de um personagem só na franquia Jogos Vorazes), a adaptação do game é dirigida por Emma Tammi, uma cineasta que nunca tinha ouvido falar. A trama acerta na contextualização do protagonista. Ele é um homem com dificuldades de obedecer ordens, sempre preocupado com a sua irmã mais nova e eternamente traumatizado pelo sequestro/morte do irmão mais novo durante sua infância. O roteiro coloca essas informações de forma precisa, para ajudar na criação de uma relação herói-espectador. Funciona bem.
Existem outros conflitos, como por exemplo a tia tentando pegar a guarda da sobrinha mais nova e questionando seu sobrinho o tempo inteiro; a própria garota e seu jeito mais introspectivo, com direito a muitas conversas com amigos imaginários; e, claro, o emprego novo de vigia noturno em uma antiga pizzaria. Esse último conflito que interessa mais para a gente, já que é onde está toda a ação.
Basicamente, durante a noite, os mascotes animatrônicos da pizzaria ganham vida e apetite por sangue. O que a gente demora a saber é que esses seres não são completamente malvados. Na verdade, são vítimas de um assassino que sequestrava e matava criancinhas (incluindo o irmão do protagonista). Seus espíritos vivem nessas máquinas e realizam “pequenas atrocidades” por aí. Eu não disse hora nenhuma que a premissa fazia sentido, mas é importante olhar que dentro da lógica interna da obra, está tudo OK. Podemos escolher gostar ou não, o que é diferente de falar se é bom ou ruim. No entanto, isso é um outro papo e não quero falar disso de novo agora.
O que me incomoda realmente no filme de terror é a previsibilidade. Matthew Lillard, ator famoso por ter vivido o Salsicha no live action de Scooby-doo, mas lembrado mesmo por ser um dos assassinos do primeiro Pânico (Scream, Wes Craven, 1996), aparece nos minutos iniciais para indicar o emprego de vigia noturno para Hutcherson. Porém, seria um completo desperdício usar um ator icônico apenas para uma breve participação, não é mesmo? Imediatamente fica claro que ele terá uma participação maior, provavelmente como o assassino. É uma parte conveniente do roteiro que não seria motivo de incômodo, se não fosse o fato dele ter uma filha que se envolve com o protagonista e deixa essa revelação para o terceiro ato. Forçaram a barra aqui.
Five Nights at Freddy´s não dedica sua atenção para momentos sangrentos. Seu objetivo é criar tensão com o risco da irmã do herói acabar assassinada e transformada em um novo robô. A obra sofre com as comparações que vieram antes, como Willy´s Wonderland. Além de ser mais divertido e sangrento, o longa tem Nicolas Cage como o protagonista. Não sei você, mas a ideia de ver o Cage brigando contra robôs é bem mais atraente que o menino de Jogos Vorazes tentando salvar a irmã. A paródia slasher de Banana Split também é bem mais atraente e divertida, em vários aspectos. Isso deixa Five Nights at Freddy´s em desvantagem. Mas eu te pergunto… se você quer ver um bom filme de terror, acha mesmo que terá seu desejo saciado com isso aqui? Melhor procurar outra coisa…