Sunshine – Alerta Solar

Depois de apresentar uma história de suspense e assassinato entre jovens amigos (Cova Rasa); mostrar o submundo do vício nas drogas (Trainspotting); uma história romântica às avessas (Por Uma Vida Menos Ordinária); a utopia de paraíso (A Praia); e zumbis esfomeados (Extermínio), o diretor inglês Danny Boyle se aventurou no universo da ficção científica e trouxe um filme inspirado em clássicos como 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Solaris entre vários outros. Será que podemos dizer que Sunshine – Alerta Solar é digno de figurar nessa lista de melhores ficções da história do cinema? Não sei a resposta. Quando se trata de ficção, só sei falar de Star Wars e olhe lá. É uma meta para 2010, sabe? Ver alguns filmes indispensáveis… mas isso não é assunto para falar agora.

A sinopse do filme já dá a ideia da viagem que Danny Boyle teve ao convidar Alex Garland para criar o roteiro de Sunshine. Imagine que no ano de 2057 o sol está nos seus últimos momentos e um grupo de astronautas parte na missão de salvar a vida no planeta Terra. Junto da espaçonave carregam uma bomba atômica que poderia alimentar a energia solar, evitando a extinção da espécie humana. Ok. Percebemos o cunho político/social envolvendo o aquecimento global e suas futuras consequências na nossa vida. Mas quem é que quer ver um filme sério e sem muita ação? Eu gostaria. Principalmente depois de conferir Sam Rockwell no excelente Moon (que também é uma ficção e se passa na lua). E de novo estou fugindo do tema principal…

Foi justamente por conta disso que uma boa dose de suspense foi injetada na história. Além da tensão envolvendo os personagens de Cillian Murphy (ou Espantalho do Batman) e Chris Evans (ou Tocha Humana do Quarteto Fantástico), os tripulantes ficam intrigados ao interceptar uma transmissão da primeira espaçonave que tentou cumprir a missão e ficou desaparecida por sete longos anos. O resultado é que ao desviar da rota original para uma missão de resgate, eles não tinham ideia de que estavam assinando a própria sentença de morte.

Falando assim parece que a ficção do Danny Boyle soa como um filme de terror no espaço, né? Não é bem assim. Existe sim um elemento digno de filmes de terror espacial como… ahnm… Jason X (HAHAHAHA), mas nunca fica com destaque o suficiente para mudar o rumo da história. Talvez seja por esse motivo que Sunshine – Alerta Solar foi massacrado por público e crítica em geral. Porém, como bom fã do diretor, não me decepcionei e muito menos perdi as esperanças no cara que dois anos depois abocanhou o seu primeiro Oscar com o divertido Slumdog Millionaire.

Três caipirinhassss

Ficha Técnica:
Sunshine – Alerta Solar
(Sunshine , 2007)
Dirigido:
Danny Boyle
Roteiro: Alex Garland
Genêro: Ficção
Elenco:
Cillian Murphy, Chris Evans
Trailer