![]() |
“Forget everything you know about love, hate, dreams, life, work, play, friendship, sex, death and just open your eyes.”
Acordo de um pesadelo e descubro que não estava dormindo: essa é minha vida. Nada do que sonhei é realidade, estou preso a uma vida distorcida e desesperadora. E sem saída.
Assim defino o filme.
Quando assisti Vanilla Sky pela primeira vez, não entendi nada. Tive que me aventurar pela segunda vez para compreender a “beleza” do filme, que trás um conceito bem interessante.
David (Tom Cruise) é um playboy milionário e filhinho de papai. Herdou uma grande empresa, então não se preocupa com horários ou com os diretores, que detém 49% das ações, e aos quais apelidou carinhosamente de “Os Sete Anões”. Tem a mulher que quer, a do momento é Julie Gianni (Cameron Diaz), que ele diz ser apenas uma amiga com que transa às vezes. Julie quer ser bem mais que isso.
![]() |
David conhece então Sofia (Penelope Cruz), por quem se apaixona perdidamente. Ao se envolverem, Julie fica com ciúmes e passa a seguí-lo. Eles se encontram, e ela convence-o a entrar no carro para darem uma volta e conversarem. Mas, movida por um ciúme doentio, ela se joga de um viaduto e morre, deixando David com o rosto desfigurado.
Após acordar de um coma de 3 semanas, ele se desespera e faz qualquer coisa para ter o velho rosto de volta. Qualquer coisa…
![]() |
David se vê numa prisão, conversando com Dr. Curtis (Kurt Russell), um psicólogo que tenta entender os motivos que o levaram a cometer o crime que cometeu. Mas David não se lembra. E, a partir de flashbacks, ele descobre que seu sonho se tornou um grande pesadelo, na qual ele estava preso.
![]() |
![]() |
Recomendo demais! Tentei não entrar muito em detalhes pra não estragar o que o filme tem de diferente e que o faz ser ótimo. O diretor/roteirista Cameron Crowe (Quase Famosos e Tudo Acontece em Elizabethtown) tomou um quartinho e viajou legal pra criar esse filme. O resultado vale a pena! Vale comentar que somos agraciados com uma música do Radiohead na trilha-sonora… assista!
Ficha Técnica
Título Original: Vanilla Sky
Ano de Lançamento (EUA): 2001
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 145 minutos
Direção: Cameron Crowe
Roteiro: Cameron Crowe, baseado em roteiro de Alejandro Amenábar e Mateo Gil
Produção: Tom Cruise e Paula Wagner
Música: Nancy Wilson
Trailer