Uma Prova de Coragem
Uma Prova de Coragem

Review Uma Prova de Coragem: uma lembrança de que amamos ir ao cinema nos emocionar (e de que amamos cachorros!)

Inspirado na história real de Mikael Lindnord, um atleta sueco de corrida de aventura, “Uma Prova de Coragem” tem o roteiro de Michael Brandt e a direção de Simon Cellan Jones. Transformado em norte-americano para a trama, Mikael passa a se chamar Michael Light, que monta uma equipe para a prova de corrida de aventura da República Dominicana, a sua última chance de vencer antes de se aposentar de vez. Durante o percurso, que dura dez dias e mais de 300km, a equipe encontra um cachorro de rua que passa a segui-los durante a prova, formando um vínculo inesperado.

Recentemente assisti obras com temáticas mais impactantes, obras mais tecnicamente primorosas ou inovadoras. Mas nenhuma delas me fez sair mais feliz do cinema, nem me empolgou tanto durante os minutos que eu estava lá dentro. Muitas vezes é de um filme assim que precisamos: um bem-feito, porém menos pretencioso, com uma história emocionante, personagens cativantes e que nos divirta. Há espaço para isso, e para as grandes obras de arte, no cinema.

Uma Prova de Coragem perde parte do que poderia ter sido, ao escolher mudar a nacionalidade do atleta retratado, reduzindo a história à realidade americana, já conhecida de sempre. Dito isso, Mark Wahlberg foi capaz de criar um protagonista cativante, mesmo em seus defeitos, com uma excelente química com o restante do elenco – humano e animal.

As interações do elenco entre si carregam o expectador com os quatro corredores e seu companheiro canino por todo o percurso, sem cansar ou perder o interesse. Nathalie Emmanuel, Simu Liu e Ali Suliman trouxeram performances críveis e carismáticas, acompanhando o forte protagonista. Mas é claro que precisamos destacar o cãozinho Ukai, que interpreta o intenso e inteligente vira-lata que passa a se chamar Arthur.

Além do carisma e competência do elenco, outro ponto alto do filme é o senso de urgência e perigo que o roteiro consegue passar. Mesmo se tratando de um filme familiar e que, claramente, busca emocionar, os desafios, adversidades e perigos do trajeto são bem retratados, de forma que tememos pelos personagens algumas vezes. Infelizmente, parte desses momentos de tensão são retratados no trailer, tirando parte do impacto caso a pessoa o assista antes.

Uma Prova de Coragem não tenta ser sutil, nem se propõe a ser uma obra de arte cinematográfica. Mas faz muito bem tudo que se propõe e apresenta uma história emocionante e inspiradora, que fala sobre amizade, família e prioridades. É daqueles filmes para toda a família, para ter vontade de adotar um cachorro de rua e para sair do cinema sorrindo e com os olhos marejados.