Uma Carta para Papai Noel
Uma Carta para Papai Noel

Review Uma Carta para Papai Noel: filme nacional natalino chega aos cinemas

“Uma Carta para Papai Noel” é o mais novo longa natalino brasileiro, dirigido por Gustavo Spolidoro, chega às telonas no dia 14 de dezembro. Nele, conhecemos um Papai Noel (José Rubens Chachá) que está em crise por acreditar que as crianças não se importam mais com ele, apenas com os presentes que leva todos os anos. Ao mesmo tempo, acompanhamos um grupo de crianças em uma casa de acolhimento, que nunca recebem presentes de Natal. Uma delas, Jonas (Caetano Rostro Gomes), decide escrever uma carta ao “bom velhinho” para entender por que isso acontece. É aí que Noel parte do Polo Norte para a cidade das crianças para tentar descobrir o paradeiro dos presentes que não foram recebidos.

Claramente focado no público infantil, o filme abusa de cores, cenários fantasiosos e músicas. As personagens adultas são típicas de tantas produções para crianças: extremamente fora da realidade e abobalhadas. O roteiro é simples e previsível, criando problemas artificiais para fazer a história acontecer. Essas questões, por si só, não significam um filme ruim, apenas um filme voltado para um público-alvo específico. E é só esse público que deve ver alguma graça e entretenimento nessa produção, que não funciona tão bem como um filme para toda a família.

Uma Carta para Papai Noel
Uma Carta para Papai Noel

Os efeitos especiais são extremamente fracos, além dos inúmeros erros de lógica que prejudicam a história, até para uma criança mais atenta – como o Polo Norte que, no mesmo dia, tem calor de verão e inverno com neve. Mas o maior prejuízo ao filme são as atuações extremamente fracas. O elenco adulto não acerta o tom e o tempo todo parecem adultos imitando crianças. Já o elenco infantil está um pouco melhor, o que fica mais perceptível quando contracena com os adultos. Acho, inclusive, que é seguro dizer que a melhor atuação do filme é da cadelinha que interpreta o pet de Jonas, a Amiga .

Uma Carta para Papai Noel deve agradar grande parte do público infantil, mas poderia ter mais qualidade em seus efeitos especiais, um roteiro menos preguiçoso e com menos furos, além de contar com melhores atuações. Quem sabe assim, teria potencial para agradar a toda a família e não ser um sofrimento para os pais que forem acompanhar seus filhos ao cinema.

E se você é um grande fã de filmes natalinos e busca boas indicações para te acompanharem neste dezembro, a lista de 5 Filmes Natalinos que NÃO SÃO Ruins e de Melhores Filmes de Terror de Natal, do Cinema de Buteco, são para você!