Tendo estreado em maio de 2023 nos Estados Unidos, com o título orginal de May December, Segredos de Um Escândalo chega nos cinemas brasileiros em 18 de janeiro de 2024. Em inglês, a expressão “May December” é utilizada para se referir a um relacionamento entre duas pessoas com uma grande diferença de idade. Maio (May) representa a juventude, a primavera do ano, e dezembro (December) o inverno, ou seja, a pessoa mais velha.
Dirigido por Todd Haynes, de Carol (2015), essa produção é inspirada na história real, ocorrida nos anos 90, da professora Mary Kay, que teve um relacionamento com seu aluno de 12 anos. É inspirada (e não baseada) na história, pois o roteiro do filme altera não só os nomes como também várias circunstâncias, se utilizando apenas na premissa do ocorrido.
Em Segredos de Um Escândalo, Julianne Moore interpreta Gracie, que começou a se relacionar com Joe (Charles Melton) quando ele tinha apenas 13 anos, o que causou um grande escândalo. Gracie é presa e, tendo engravidado de Joe, tem o bebê na cadeia. Vinte anos depois os dois estão casados e vivendo uma vida tranquila, quando Elizabeth Berry (Natalie Portman) pede para conviver com a família para conhecer Gracie, pois irá interpretá-la em um filme contando a história do ocorrido.
Do primeiro ao último minuto, essa produção é extremamente incômoda e desagradável – da melhor maneira possível! Acompanhar essa história da perspectiva dos diferentes personagens é um soco no estômago e leva o telespectador a questionar o tempo todo as relações e as intenções de cada personagem.
Julianne Moore interpreta brilhantemente uma Gracie de língua presa, com uma aparente inocência e descolamento da realidade que parece indiferente à gravidade do que fez, do que isso significou para a sua família e para Joe. Charles Melton, em seu melhor papel até hoje e mostrando que realmente sabe atuar muito bem, traz um Joe comedido e que, só em momentos muito pontuais, expõe suas emoções. Enquanto isso, Natalie Portman traz a nossa visão de fora, como alguém que entra numa situação absurda que foi normalizada e que tenta entender as dinâmicas de relacionamento dessa nova família. E a cena que Portman faz um monólogo como a Elizabeth atuando como Gracie é simplesmente fenomenal.
Com uma direção primorosa, personagens extremamente profundos e atuações arrebatadoras, o maior trunfo do filme reside no fato dele não explicar suas conclusões. O roteiro de Samy Burch mostra tudo, mas não explica muito. Não conta suas conclusões sobre os personagens, deixando esse exercício para o telespectador, após deixar várias pistas pelo caminho. Assim, somos deixados para avaliar cada pequena ação e entender as intenções, perspectivas e, por que não, índole dos personagens que vivem essa história profundamente problemática.
Segredos de Um Escândalo traz grandes nomes, tanto por trás, quanto na frente das câmeras, em um dos seus melhores trabalhos. Não tem medo de falar de um assunto pesado e polêmico, nem de trazer personagens complexos e que muitas vezes temos dificuldade de entender suas ações e intenções. É um filme pra sair do cinema e passar muito tempo refletindo e questionando – e não são esses os melhores?