Review: Roadies s01e05 – “Friends and Family”

Torço muito para que Roadies sobreviva para uma segunda temporada, embora tenha a impressão de que a audiência baixa irá sepultar mais um projeto de Cameron Crowe. Enquanto não temos essa confirmação triste, devo dizer que são episódios como “Friends and Family” que tornam a série tão especial.

O grande problema, como o próprio Crowe já havia explicado em Quase Famosos, é que vivemos num tempo em que o rock morreu para o grande público. Vinyl, da HBO, não terá uma segunda temporada, apesar da produção de Martin Scorsese e dos elogios da crítica. Isso acontece porque o universo do rock se fechou a um público muito específico e não cativa gente “comum”, ou seja, aqueles que não sabem o que é se arrepiar com uma música, banda ou show.

As propostas das duas séries são bem distintas, ok, mas era de se esperar que a pegada mais leve de Cameron Crowe pudesse conquistar os telespectadores. Tudo é muito romantizado, os personagens são extremamente carismáticos, os conflitos envolvem e as situações vividas pelos roadies são hilárias, mas talvez funcione apenas para quem vive e respira música. E isso é uma pena. Portanto, é quase uma obrigação falar dessa série. Qualquer expressão que se mostre como uma declaração de amor para o rock merece a nossa atenção.

“Friends and Family” fala sobre voltar pra sua cidade natal depois de viajar ao redor do país. Citando mais uma vez Quase Famosos: “ninguém quer voltar pra casa. O lance das turnês é justamente sobre ficar longe de sua cidade e das pessoas”. Temos a participação da musa inspiradora da canção “Janine” em carne e osso, que acaba conquistando Reg; temos Bill exorcizando seus fantasmas e atendendo a um pedido brega do vocalista; Shelli ficando louca de tesão e preocupação porque as coisas não aconteceram exatamente como ela queria; Kelly Ann levando um esporro sobre ficar de cu doce com Reg; e, a parte mais legal, a ansiedade de Milo e Donna diante a chance de colocarem o seu projeto musical para ser o número de abertura da noite.

Essa questão de poder participar do show além dos bastidores costuma ser recorrente nesse universo musical. Milo faz a proposta no começo do episódio e fica claramente frustrado com a negativa. E num acaso, a chance se torna real. A reação do roadie é emocionante, já que ele realmente não sabe o que dizer/fazer ou sequer tem ideia de que músicas irá incluir. Todo esse arco é concluído com um balde de água fria quando a atração original consegue chegar a tempo de subir ao palco.

O baixista Rick começou a ganhar mais destaque representando aquela ideia de que todo músico (ou contrabaixista, se preferirem) é meio louco. Depois de aparecer completamente chapado mais uma vez, o cara faz a indelicadeza de propor coisas absurdas e inconvenientes para as cantoras do Lucius, banda nova-iorquina que participa deste episódio.

Há ainda uma LINDA referência a Digam o Que Quiserem, um dos primeiros trabalhos de Cameron Crowe no cinema. “Friends and Family” pode até não ser o melhor episódio da série, mas esses detalhes tornam esse um dos grandes momentos dessa nova empreitada de Cameron Crowe.