Um dos erros mais comuns que a gente pode fazer antes de assistir um filme, é julgar o mesmo apenas pela aparência do seu poster ou pelo nome. Se for considerar que as traduções brasileiras quase nunca são boas, avaliar a qualidade de um filme pelo seu nome é ainda mais arriscado. Em Os Substitutos tive um feliz engano e me deparei com uma ficção cientifica muito mais interessante do que o poster (ou o título) apresentam.
Impossível não colocar o livro 1984 como uma das referências da história de Os Substitutos, que é baseado numa revista em quadrinhos. Além do clássico de George Orwell, os filmes Wall-e, Minority Report e Eu, Robo também podem ser mencionados como semelhantes. Com todos esses “primos”, o diretor Jonathan Mostow teria que se esforçar muito para estragar tudo.
A história é bem interessante: no ano de 2054 os humanos passaram a viver isolados dentro de suas casas e agora só interagem através de andróides substitutos. Ou seja, toda a população do planeta é mantida por robôs que são cópias dos humanos, que agora ficam apenas dentro de suas casas vivendo a vida real pelos olhos de um robô. Os androides não envelhecem, não se machucam e principalmente, não possuem imperfeições ou limites. Tratando da raça humana, é óbvio, que o sexo ganhou um maior poder de fogo. Com a autoestima elevada, as festas são regadas a sexo. Ninguém vai correr o risco de fazer feio com um desconhecido, que aliás, pode não ser o retrato fiel de seu andróide. Um homem gordo e feio pode se transformar em uma deliciosa modelo e conquistar um bonitão na noite. Quem é que vai saber se é aquela ilusão é mesmo 100% verdadeira?
Mas o mundo perfeito do ócio físico dos humanos começa a ruir quando um terrorista desenvolve uma arma que consegue matar os andróides e seus respectivos humanos. Sobra para o agente do FBI interpretado por Bruce Willis resolver todos os perrengues e se ver no meio de uma trama muito mais complexa do que o esperado.
Em Os Substitutos as entrelinhas são muito mais interessantes que a trama principal. Prestem atenção! Dou três caipirinhas!
Ficha Técnica:
Os Substitutos (Surrogates, 2009)
Dirigido: Jonathan Mostow
Roteiro: John D. Brancato, Michael Ferris
Genêro: Ficção-Cientifica
Elenco: Bruce Willis, Ving Rhames
Trailer