O Pior Vizinho do Mundo (2023)

 

Tom Hanks (Elvis, 2022) é sem dúvidas uma das figuras mais carismáticas e talentosas da indústria cinematográfica. Em 2023, ele interpreta um tipo bem diferente da sua personalidade na mídia em O Pior Vizinho do Mundo, seu novo filme com distribuição da Sony Pictures e que chega aos cinemas brasileiros dia 26 de janeiro.

O Pior Vizinho do Mundo (2023) acompanha a história de Otto (Tom Hanks),  um homem muito rabugento, implicante e solitário. Ele vive em pé de guerra com sua vizinhança, em razão de estar sempre vigiando o bairro, fazendo rotas diárias pela rua para garantir que todas as regras de convivência sejam cumpridas sem exceção. É um sujeito bem chato e amargurado, cheio de manias e sem amigos ou paciência com estranhos. 

Porém, sua rotina começa a mudar quando uma família de imigrantes muito simpáticos se muda para a casa da frente de Otto. Essa família é liderada pela extrovertida e comunicativa Marisol (Mariana Trevino de Polvo, 2019) , que logo percebe que o mal-humor e irritação de Otto carregam camadas mais profundas e, ela insiste em se aproximar dele. Otto, obviamente, faz de tudo para evitá-la, porém seus esforços são inúteis e ele acaba por baixar a guarda. 

A dinâmica entre os dois é sem dúvidas a melhor parte do filme. A atriz Mariana Trevino carrega um carisma que é muito importante para sua personagem. Ela é o coração do filme, o elemento emocional da trama. Desse modo, os conflitos que Marisol e Otto protagonizam são engraçados, eles funcionam em um sistema de amor e ódio que logo evolui para uma relação de amizade muito sincera e bonita de se acompanhar.

Além disso, a montagem exibe flashback da juventude de Otto passando por momentos em que sua esposa ainda era viva. Nessa passagens, o ator que interpreta o jovem Otto é o filho de Tom Hanks na vida real, Truman Hanks (Relatos do Mundo, 2020).  Dessa forma, podemos entender como o seu casamento era significativo para o protagonista e também como a morte da esposa, afetou a vida de Otto para pior. 

O Pior Vizinho do Mundo é um remake do filme sueco Um Homem Chamado Ove, que é uma adaptação do livro homônimo. Nesse sentido, a história sofreu alterações para a audiência americana, mas procurou manter a essência principal do longa. Assim, o filme aborda assuntos pesados como suicidio, morte, doenças, traumas, consequências do envelhecimento, porém, tem uma mensagem sobre família, amizade, comunidade e ajuda ao próximo que vai emocionar todas as idades.