O fodão Filmes com Legenda publicou nota do New York Times com uma lista dos 10 filmes mais influentes da década. Confira (de quebra você ainda confere o link dos filmes disponíveis no site deles):
Enquanto todo mundo empregava tecnologia para criar mundos de fantasia,David Fincher veio na contramão e usou para dar mais realidade as cenas do crime, além de ser um dos filmes policiais mais elogiados da década.
9- A Paixão de Cristo
O filme falado em língua estrangeira mais visto em todo o mundo, trouxe a tona Mel Gibson como diretor e ainda reinventou a história de Cristo em pleno séc 21, com uma adaptação violenta e crua, a Paixão de Cristo é um dos filmes mais polêmicos já feitos.
8-Fahrenheit 9/11
O filme realizado pelo sempre polêmico Michael Moore mexeu na maior ferida americana sem dó nem piedade com o então presidente George W. Bush, a cena em que o presidente fica sabendo sobre o atentado é histórica, porém sua maior proeza foi ser o primeiro documentário a atingir mais de 100 milhões de dólares em bilheteria, abrindo assim mercado para o segmento.
7-O Senhor dos Anéis
A trilogia não é somente o filme mais premiado com Óscares na história do cinema, mas também é um dos maiores e melhores épicos já filmados.Filmado de uma só vez e depois vendido separadamente o ambicioso projeto de Peter Jackson já é um clássico absoluto.
6-Funny Ha ha
Filme independente que impressiona pelo realismo e a naturalidade, mas impressiona mais ainda pelo orçamento baixíssimo e por ter sido rodado inteiramente em 16mm.
O filme meio que de forma tímida começou o movimento do cinema indie que resultou em Juno e até o oscarizado Slumdog Milionaire.
5-O virgem de 40 anos
O filme reiventou o gênero comédia e trouxe ao estrelato Judd Apatow , hoje o guru das comédias americanas e o homem por trás dos sucessos Superbad e Ligeiramente Grávidos.
4-O Tigre e o Dragão O segundo filme falado em lingua estrangeira mais visto no mundo(perde apenas para A Paixão de Cristo), trouxe de volto o estilo Wuxia e os filmes de artes marciais como cinema arte, foi seguido por Hero e Clã das Adagas Voadoras.
O filme é o primeiro reflexo da China na cultura pop nos tempos atuais antes de ser uma potencial mundial.
3- Amores Brutos
O filme conta com um roteiro incrível e em uma história tipicamente mexicana, era o cinema latino retornando aos holofotes. O filme não só revelou um dos melhores diretores da atualidade Iñárritu, mas ainda abriu caminho para atores como Diego Luna e Gael Garcia Bernal, para diretores como Walter Salles e para o músico Gustavo Santaollala vencedor de dois Oscars.
2- Diário de uma Louca
A força negra nos EUA ressurge nas mãos de um diretor especifico q faz sucesso na nova america pós obama
Dirigido por Tyler Perry o filme traz como pano de fundo a vovózona Madea em situações absurdas, mas aproveita para filmar histórias tipicamente negras coisa que Hollywood a muito tempo renegava até que o primeiro filme da série despontou nas bilheterias americanas.
Tyler hoje lança um filme por ano e todos são grande sucesso em bilheteria apesar das péssimas críticas.O filme é importante por ser um marco do Black no cinema e na cultura americana, anos antes da eleição do primeiro presidente negro.
1-Shrek
Piadas adultas, uma trama mais intensa e um elenco de peso fizeram de Shrek a melhor opção para o entretenimento em família e redefiniu o gênero obrigando a Disney e a Pixar a mudarem o conceito de animação.
Uow! Sam Rockwell que se cuide na disputa do Oscar 2010 de melhor ator. A crítica elogiou bastante sua atuação em Moon, mas eis que Jeff Bridges aparece com Crazy Heart… Se algum deles vai conseguir a tão desejada indicação, eu não sei, mas vale a pena conferir o trailer: