Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte I (2023)

No ano de 2022, o astro Tom Cruise (Missão Impossível, 1996) vivenciou um dos melhores momentos de sua carreira com o lançamento de Top Gun: Maverick. O filme arrecadou um bilhão de dólares em bilheteria no mundo, foi aclamado por público e crítica, recebeu onze indicações ao Oscar, vencendo na categoria de Som, entre outros diversos prêmios. Além disso, Cruise foi homenageado pela sua trajetória nos cinemas no Festival de Cannes com uma Palma de Ouro honorária e foi aplaudido de pé pelos presentes. 

 

Nesse contexto, criou-se um ambiente perfeito para a estreia de Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte I, que chega ao Brasil no dia 13 de julho. Escrito e dirigido novamente por Christopher McQuarrie, que esteve à frente de Missão: Impossível – Nação Secreta (2015) e Missão: Impossível – Efeito Fallout (2018), o projeto é mais um acerto de Tom Cruise, que é produtor executivo da franquia. 

Dessa vez, em Missão Impossível 7, o agente Ethan Hunt (Cruise), precisa enfrentar uma ameaça invisível, conhecida por A Entidade, uma espécie de inteligência artificial muito poderosa, que, se controlada pelas mãos erradas, pode causar uma destruição de proporções apocalípticas. Dessa forma, Ethan aceita a missão e convoca seus amigos agentes do IMF, Luther Stickell (Ving Rhames, de Legacy, 2023), Benji Dunn (Simon Pegg, de The Boys, 2019-2022) e Ilsa Faust (Rebecca Ferguson, de Duna, 2021), para ajudá-lo a deter o inimigo. 

Além deles, estão no elenco, Hayley Atwell (de Agente Carter, 2015-2016), interpretando a habilidosa ladra Grace, Cruise e Atwell formam uma dupla cheia de química e empolgante de assistir. Por falar em empolgação, as cenas de ação aqui são excepcionais. Nem parece que o filme precisou parar as gravações devido a pandemia de 2020 e enfrentou um incêndio na plataforma de dublagem das motocicletas durante as filmagens na Inglaterra.

Todos esses contratempos foram contornados e ficaram no passado, sem prejudicar em nada o resultado final. Certamente, aqueles que são fãs do personagem Ethan Hunt, e da sua determinação (e de Tom Cruise) em arriscar sua vida para salvar a humanidade irão adorar essa primeira parte de Missão Impossível 7. Dessa forma, o filme proporciona uma sequência de ação melhor e mais intensa que a outra. Estava roendo minhas unhas e sentindo fisicamente a tensão de cada segundo, é impossível não ficar emocionalmente investido com as coreografias. 

Todo o conjunto da obra funciona perfeitamente para te trazer uma experiência cinematográfica espetacular: a edição milimetricamente calculada para tirar o seu fôlego, a trilha sonora bem executada, os atores e a direção e até mesmo os momentos cômicos estão alinhados e não parecem deslocados do resto da história.  Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte I é mais uma prova de que não existe ninguém mais dedicado a nos entreter e nos impressionar no cinema do que Tom Cruise, e devemos ser gratos à ele por isso.