Lançado há cerca de três meses atrás, o trailer de M3GAN (2023) viralizou nas redes sociais, principalmente no Tik Tok. Nele, uma boneca viva faz uma coreografia da música “It ‘s Nice To Have a Friend”, da cantora americana Taylor Swift. A dança bizarra foi aproveitada pelo marketing do filme em várias outras campanhas, em razão disso, o longa já alcançou incríveis 100 milhões de dólares de bilheteria mundial, em cima de um orçamento de 12 milhões.
Dirigido por Gerard Johnstone (de Housebound, 2014) e com roteiro de Akela Cooper (Maligno, 2021) e James Wan (Jogos Mortais, 2004), “M3GAN” é um projeto da BlumHouse. A história segue a engenheira de robótica Gemma, vivida por Allison Williams (Corra!, 2017), que após a morte da irmã em um acidente de carro, ganha a guarda provisória da sobrinha Cady, interpretada por Violet McGraw (Viúva Negra, 2021).
Gemma fica preocupada com o estado de luto e solidão de Cady e decide construir uma boneca realista para ajudar a superar a morte dos pais. M3GAN é considerada um avanço tecnológico e foi elaborada para se conectar com a criança e se desenvolver ao longo do tempo. A M3GAN consegue brincar, contar histórias e cuidar da criança sozinha, uma espécie de babá de inteligência artificial.
Contudo, a boneca começa e entender que deve fazer a proteção da criança, a qualquer custo, independente das consequências de suas ações. Dessa forma, quando os adultos tentam impor limites em Cady, ou se a menina se sente ameaçada ou confrontada em qualquer sentido, M3GAN inicia sua caçada em punir as pessoas de maneira brutal.
O filme busca fazer comentários sobre vários assuntos da vida moderna, começando pelo uso, ou melhor, o abuso da tecnologia e indo até a discussão acerca do papel e responsabilidade dos pais na educação. Essas temáticas, porém, não são tratadas de maneira complexa, e por ser muito autoconsciente, o longa utiliza a sátira e a ironia em suas críticas sociais.
Por consequência, são nesses momentos em que o filme não se leva a sério, que M3GAN se destaca positivamente. Em sua proposta, ele consegue divertir e causar desconforto na audiência, em medidas proporcionais. Pode ser que, aqueles que buscam por um terror mais violento e assustador, se frustrem um pouco com as quantidade de mortes realizadas pela boneca assassina.
De maneira geral, conseguimos entrar em M3GAN exatamente o que o trailer promete: divertimento. Além disso, existe o potencial em transformar essa figura esquisita e medonha em um ícone dos cinemas para uma geração mais jovem, semelhante ao que foi o boneco Chucky, dos filmes da franquia Brinquedo Assassino. Para isso a produtora BlumHouse já tem uma sequência de M3GAN encaminhada para 2025, enquanto isso, o primeiro filme estreia dia 19 de janeiro no Brasil. Não perca.