Matt Damon até então era um ilustre desconhecido no cinema. Havia feito pequenas participações em filmes como Procura-se Amy (do amigo Kevin Smith) e Coragem Sob Fogo (um de guerra com a Meg Ryan). Foi justamente como o personagem genioso (aham? aham?) do filme, que ele conseguiu vaga no longa O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spielberg. A partir daí sua carreira decolou e hoje ele é um dos maiores nomes de Hollywood. E dos mais bonitos também, diga-se de passagem…
Ben Affleck tem papel pequeno, como o amigo de Damon e outro rosto conhecido no elenco é o de Casey Affleck. Quem rouba a cena desde a primeira aparição, dando aula para um bando de alunos distraídos, é Robin Willians. Tanto que até venceu o prêmio de ator coadjuvante no Oscar daquele ano. Muito se fala sobre as atuações do filme, mas vale dizer que o ponto máximo é a forma com que Gus Van Sant conduziu o excelente roteiro. Os diálogos são rápidos e inteligentes (algo meio influenciado por Kevin Smith, tirando as piadinhas infames) e os personagens tem uma carga emocional realmente impactante. Seus dramas e desejos transparecem na tela e o espectador acaba se sentindo como um membro do elenco. A última sessão de terapia entre Damon e Willians é emocionante.
Para quem nunca assistiu o filme, o que apostaria na grande maioria de vocês, tanto os que frequentam o blog e deixam seus preciosos comentários quanto os que fazem o Cinema de Buteco existir (tudo bem que salvo algumas exceções, como a Mel e o Fabricio, eu fui meio redundante, mas esqueçam…), recomendo demais! É um daqueles que merecem estar na sessão “Não Morra sem Assistir”. Será uma bela lição de vida para as mentes perturbadas!
Ficha Técnica:
Gênio Indomável (Good Will Hunting, 1997)
Dirigido: Gus Van Sant
Roteiro: Matt Damon e Ben Affleck
Genêro: Drama
Elenco: Matt Damon , Ben Affleck , Robin Willians , Minnie Driver
Trailer