Equipe brasileira de eSports vira tema de documentário da Red Bull TV em 2022

O termo eSports está ficando cada vez mais conhecido entre os brasileiros, sobretudo entre os fãs de videogames. Essas competições profissionais de jogos eletrônicos possuem muitos momentos e histórias emocionantes, atraindo um excelente público. Recentemente, o sucesso desse mundo foi tanto que ele acabou invadindo a indústria do cinema. A equipe brasileira FURIA ganhou um documentário produzido pela Red Bull TV, com um enredo interessante para quem deseja conhecer um pouco mais dos bastidores desse universo competitivo dos games.

A produção FURIA – Road to Legends foi lançada em fevereiro deste ano. Com cerca de 40 minutos de duração, está disponível exclusivamente no site oficial da Red Bull. Esse documentário mostra os bastidores da principal equipe brasileira de Counter-Strike: Global Offensive, ou CS:GO, um dos jogos mais populares de eSports. São mostradas cenas da disputa do PGL Major Estocolmo, uma espécie de Mundial da categoria, além de relembrar outros momentos importantes da formação desse grupo de brasileiros que está entre os 30 melhores do mundo.

<iframe src=https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https://www.facebook.com/furiagg/posts/971255076756409&show_text=false&width=500 width=500 height=333 style=border:none;overflow:hidden scrolling=no frameborder=0 allowTransparency= allow=autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share allowFullScreen=true></iframe>

Essa não é a primeira vez que os games invadem o mundo das produções audiovisuais. Nos últimos anos, a quantidade de filmes com essa temática cresceu consideravelmente, seja com a franquia Assassin’s Creed ou até mesmo com o tradicional World of WarCraft. Em 2020, nós fizemos um episódio no Papo de Buteco dedicado exclusivamente às adaptações live-action de games. A tendência é real e deve crescer nos próximos anos.

Segundo reportagem e dados divulgados pela revista Forbes, o mercado dos games deve faturar mais de US$ 200 bilhões até o final de 2023. Isso significa que estamos falando de uma das maiores indústrias do entretenimento, superando até mesmo a do cinema. Aqui no Brasil, o sucesso dos games não é diferente, sobretudo se olharmos para os eSports. São mais de 21 milhões de espectadores todos os anos, colocando o país na posição de terceiro maior mercado no mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Documentários e filmes

O lançamento dessa produção focada na equipe FURIA é importante para valorizar um representante brasileiro em competições internacionais de eSports. Isso é algo comum no exterior, e finalmente está ganhando espaço no Brasil. Por exemplo, no catálogo da Netflix, é possível encontrar diversos documentários e filmes focados neste mundo. Produções como Dota 2: Againts the Odds, League of Legends: Legends Rising e até mesmo um episódio da série Explicando podem servir de exemplo.

Se olharmos para o cinema tradicional e deixarmos os streaming de lado, os games continuam surgindo com alguns sucessos. O filme Sonic foi uma das maiores surpresas de 2020, com uma produção que tinha tudo para dar errado, mas que acabou sendo um acerto. Foram mais de US$ 100 milhões em bilheteria durante o fim de semana de estreia. Um número incrível para um jogo que fez muito sucesso nos anos 1990 e estava um pouco afastado do mercado. Também poderíamos citar Uncharted: Fora do Mapa, filme que chegou aos cinemas no início deste ano. Ele é uma adaptação de uma franquia de sucesso da desenvolvedora Naughty Dog e agora ganhou espaço nas salas de cinema.

De olho nas competições

Além de ser interessante para conhecer melhor o mundo dos eSports, o documentário FURIA – Road to Legends também pode inspirar alguns entusiastas dos games a apoiar a equipe brasileira. A FURIA tem conseguido bons resultados nas competições em 2022, e mais apoio dos torcedores pode ser importante. Por exemplo, este ano vai acontecer a disputa da ESL Pro League, e a equipe brasileira está entre as favoritas para avançar no Grupo B. Segundo as cotações da Betway, site de apostas em CS:GO, no dia 9 de março, a FURIA aparecia com 25% de probabilidade para avançar até a fase final da competição.

Não será uma disputa fácil, mas o apoio da torcida é sempre fundamental. O brasileiro gosta de jogos eletrônicos, e várias pesquisas mostram que mais de 70% das pessoas gastam algum tempo com esse tipo de entretenimento. Por isso, a esperança é por mais pessoas acompanhando os times brasileiros do universo dos eSports.

O documentário sobre a FURIA é uma novidade interessante e pode agradar os fãs de games e os apreciadores de um bom documentário. Afinal, esse é um universo que está crescendo em todo o mundo, o que deixa tudo mais interessante. Conhecer mais sobre os eSports e alguns jogadores brasileiros é um motivo excelente para buscar esse documentário gratuito na internet.