Em 2018, o diretor e roteirista Bill Holderman estreou nos cinemas com o filme Do Jeito Que Elas Querem. O projeto reuniu quatro grandes atrizes: Candice Bergen, (Miss Simpatia, 2000); Diane Keaton (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1977); Jane Fonda (Klute, O Passado Condena, 1971) e Mary Steenburgen (De Volta para o Futuro – Parte III, 1990). Novamente em 2023, ele reuniu as estrelas para a sequência Do Jeito Que Elas Querem – O Próximo Capítulo.
Com estreia para o dia 11 de maio no Brasil, a continuação traz novamente as melhores amigas Sharon (Bergen), Diane (Keaton), Vivian (Fonda) e Carol (Steenburgen) levando seu Clube do Livro para a Itália. Assim, após a personagem de Jane Fonda aceitar a proposta de casamento de seu namorado, elas decidem organizar uma despedida de solteira para a noiva na cidade de Toscana.
A viagem, contudo, é recheada de surpresas e imprevistos que além de divertirem a audiência, testam as quatros amigas em muitos momentos. Em suas aventuras pelas românticas cidades italianas, elas podem refletir sobre as situações em que se encontram, os erros e acertos de suas escolhas e também sobre o que querem para o futuro. Dessa forma, alguns segredos e reviravoltas acontecem durante todo o itinerário delas.
Com essas atrizes talentosas, carismáticas, elas esbanjam sintonia em cada cena que dividem. Dessa maneira, o filme se destaca positivamente pelo bom humor do roteiro. As piadas e as situações anedóticas são distribuídas entre todos os personagens respeitando as personalidades individuais de cada uma. Cada amiga tem seu papel dentro do grupo e, todas conseguem espaço para brilhar em conjunto e individualmente.
Além disso, a abertura do filme traz uma dinâmica das amigas vivendo a quarentena em decorrência da pandemia de COVID-19, que é muito engraçada. Desse modo, podemos nos conectar com as suas chamadas de vídeo, os problemas com a tecnologia e as dificuldades que todos passamos durante o período da pandemia para tentar manter uma rotina normal e sociável com nossos amigos e parentes.
Por apresentar um ritmo ágil e movimentado, algumas situações são resolvidas muito rapidamente e de maneira facilitada. Contudo, essa característica não prejudica totalmente a história, em razão da habilidade de nos envolver totalmente com os dramas das quatro amigas. Consequentemente, o grande trunfo de Do Jeito Que Elas Querem – O Próximo Capítulo está em suas atrizes e personagens.
Portanto, é ótimo saber que existe espaço nos cinemas para comédias românticas focadas em amizade e protagonizadas por mulheres acima dos 70 anos. Do Jeito Que Elas Querem é uma boa recomendação para levar a sua mãe nos cinemas no Dia das Mães ou para reunir as melhores amigas e aproveitar uma sessão leve e descontraída.