Depois da Vida

Depois da Vida conta a história de Anna (Christina Ricci), uma jovem professora que sofre um acidente de carro e acorda dentro de uma funerária. Sem saber se está viva ou morta, ela trava um duelo com o diretor da funerária (Liam Neeson) até aceitar a sua realidade. Poderia ser uma história interessante, apesar de nada original. Ainda mais quando o filme não deixa claro o que realmente acontece em cena.

Existe uma linha entre a vida e a morte. O filme parece ignorar qualquer princípio religioso e se envereda por um caminho desconhecido se tratando dessas questões de estar vivo ou não. Durante todo o filme paira a dúvida do que realmente está acontecendo e terminamos sem ter nenhuma certeza da resposta que o diretor Agnieszka Wojtowicz-Vosloo (juro que o nome dele é esse e eu não inventei) tenta transmitir ao longo da produção. Na verdade, em determinados momentos nós nem mesmo conseguimos saber qual era a pergunta…

Estrelado por Christina Ricci (você sabe quem é, tenho certeza), Justin Long (Arrasta-me Para o Inferno) e Liam Neeson (O Qui-Gon Jin de Star Wars), esse é mais um daqueles filmes que não marcam a vida de ninguém. Talvez algumas pessoas consigam apreciar o conceito subjetivo de Depois da Vida, mas para quem já assistiu diversas produções que misturam os vivos e os mortos (filmes de zumbi exclusos) ou simplesmente gosta de tentar entender o que se passa na história, o filme é quase frustrante (Ricci passa boa parte do filme semi nua e isso compensa demais!). Se pelo menos fosse um grande filme, com roteiro criativo, bons diálogos e envolvente, a gente até aceitaria a sensação de que Wojtowicz-Vosloo tentou nos passar para trás. Porém, a verdade é que Depois da Vida está bem distante disso e o desfecho nos faz sentir um grande ódio por ter assistido algo que deixa tudo no ar.

Preste atenção na atuação de Justin Long, que está se especializando em ser o talismã do azar de suas namoradas em cena. Tenho uma grande admiração pelo trabalho desse ator e ele não faz feio. Liam Neeson também dá um show em uma atuação serena e misteriosa. Seria ele um grande assassino no estilo Jigsaw de Jogos Mortais ou apenas um médium como tantos outros que o cinema já apresentou?

São duas caipirinhas no bar do Buteco.