Marte Ataca!


De Tim Burton, com Jack Nicholson, Glenn Close, Pierce Brosnan, Natalie Portman, Annette Bening, Michael J. Fox, Jack Black, Danny DeVito e Sarah Jessica Parker, de 1996.

Marte Ataca! é um filme tosco. E engraçado. Mas tosco, com certeza. Os Estados Unidos são invadidos por marcianos, que, à primeira vista, são pacíficos. Porém, na recepção de boas vindas os marcianos exterminam todos e o presidente Dale (Jack Nicholson) convoca uma reunião para decidir o que fazer. Generais e comandantes protestam à favor do ataque total, mas Dale acredita que foi apenas um equívoco. E depois de vários e vários equívocos, os terráquios tem que encontrar uma maneira de exterminá-los antes que o sejam.

Tá, e daí? Você se pergunta: o que diabos Tim Burton pensava ao dirigir um filme como esse? Acreditem, há neurônios trabalhando nisso. Utilizando-se de uma incrível sutileza, o diretor critica a “máquina mortífera” estadunidense e sua petulância no cenário mundial. Com uma leve (e descarada) crítica de raspão à França. É tosco, é feio, é fútil, mas ainda assim eu recomendo!

Vale 3 caipirinhas!