A Baleia: Brendan Fraser de volta em emocionante drama de Aronofsky

O ator Brendan Fraser ficou bastante famoso por protagonizar nos anos 90 os  filmes A Múmia (1999) e George, O Rei da Floresta (1997). Ele também estrelou o longa premiado Crash: No Limite (2004), e, em decorrência de um assédio sexual sofrido em 2003, resolveu se afastar de Hollywood por um longo periodo de tempo. Após esse recesso, Brendan volta como protagonista de A Baleia, novo filme de Darren Aronofsky que  recebeu 10 minutos de aplausos na sessão de gala do longa no Festival de Veneza, realizado em setembro de 2022. 

Em A Baleia, Fraser interpreta Charlie, um professor universitário que em razão de sua obesidade severa, vive isolado em sua casa. Dessa forma, Charlie ensina de forma virtual e não permite que seus alunos o assistam pela câmera do notebook devido a sua condição. Além disso, recebe visitas de sua amiga mais antiga, a enfermeira Liz, que é vivida pela atriz Hong Chau (O Menu, 2022). 

Os dois compartilham de uma trauma em comum, e tal acontecimento, contribuiu para que Charlie desenvolvesse uma depressão e piorasse sua condição de saúde. Dessa maneira, o drama de Aronofsky trata de temas com intensa carga emotiva e tristeza, especialmente, quando Charlie tenta se reconectar com a filha adolescente de 17 anos, Ellie, que é interpretada pela Sadie Sink, da série de sucesso da Netflix, Stranger Things. 

O relacionamento conflituoso dos dois é retratado intensamente durante boa parte do filme. A filha de Charlie é uma personagem magoada e amargurada pelo abandono do pai, e, da mesma maneira, a culpa por ter se afastado da menina quando ela era criança, consome Charlie e ele tenta remediar essa situação, se oferecendo para ajudar Ellie financeiramente. Na realidade, o seu desejo principal é que ele e a filha possam se conhecer melhor. 

Outro ponto de foco do longa, é como a obesidade extrema afeta o dia-a-dia do protagonista. Desse modo, a câmera busca capturar as dificuldades que ele possui para fazer tarefas simples, como tomar banho, se barbear e até mesmo, se deslocar de um cômodo para o outro dentro do seu apartamento. Assim, acompanhamos uma semana na vida de Charlie, e, esses momentos causam comoção e empatia na audiência. 

A entrega completa de Brendan Fraser para o papel merece todos os elogios que vem recebendo na temporada de premiações. Seu personagem combina solidão, depressão e sofrimento interno com ternura, um pouco de esperança e crença nas pessoas. O carisma natural de Brendan compõe a personalidade dessa figura angustiada. Ademais, podemos destacar o excelente trabalho de maquiagem realizado aqui. 

Elenco de A Baleia e diretor Darren Aronofsky no Festival de Veneza.

A Baleia é um filme melancólico e ao final da sessão é possível que deixe o espectador absorto e reflexivo. Assim, seja por causa das notáveis performances de todo o elenco, pelo roteiro que com diálogos devastadores ou em razão dos sentimentos expostos pela direção, A Baleia  é uma das estreias mais interessantes que chegam ao país. O longa estreia nos cinemas dia 23 de fevereiro com distribuição da Califórnia Filmes. Vale a pena conferir!