Bruce Willis é foda. Longe (bem longe) de ser um grande ator, está sempre envolvido em projetos bacanas, geralmente entremeados por belas porcarias. Isso, aliás, é um dos fatores que o torna tão interessante: quando você acha que é o seu fim, afundando em produções duvidosas e genéricas, ele reaparece fazendo algo completamente inusitado. Sim, está faltando um Pulp Fiction ou um Sexto Sentido nos últimos tempos, mas apareceu um Looper e Moonrise Kingdom para compensar.
Como herói de ação, o caminho de Willis é completamente diferente dos fortões Schwarzenegger e Stallone, que sedimentaram um caminho carrancudo nos anos 80 para fazer piada disso e virarem paródias de si na década seguinte. Não, o careca já surgiu fazendo gracinhas no seuDuro de Matar, se levando pouco a sério (no que resulta, de todo modo, em uma abordagem bem mais realista), vulnerável e engraçado. Isso se deve, em parte, ao seu início de carreira na televisão, na série A Gata e o Rato, misto de comédia e mistério.
Por esse motivo, Willis nunca teve medo de rir de si mesmo, fazendo célebres participações especiais no cinema e na TV (e quem se esquece dele aloprando em uma participação especial no seriado Mad About You, no qual faz piada até mesmo com os nomes das filhas?). Vamos lembrar os 5 melhores cameos da simpática figura. Ah, por serem surpresas (em algumas produções ele nem mesmo é creditado), o que segue abaixo pode ser considerado spoiler. Continue por sua conta e risco.
5) Os Mercenários (The Expendables) – 2010
A mais famosa participação especial de Willis é também a mais sem graça. Não me entenda mal, ter em cena o trio Stallone-Schwarzenegger-Willis (por ordem de idade) é realmente orgástico, mas a produção martelou tanto a cena em trailers e divulgações que se acabou perdendo todo o impacto. De qualquer maneira, épico.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=MnJ-h761U28]
4) Doze Homens E Outro Segredo (Ocean’s Twelve) – 2004
Na continuação do thriller de bonitões, o careca aparece como uma versão de si mesmo, metido nas mentiras do grupo de ladrões, com direito a uma hilária observação sobre celulares e Bob Esponja.
3) Máquina Quase Mortífera (Loaded Weapon 1) – 1993
Na paródia de Máquina Mortífera, Bruce Willis interpreta o Homem Cujo Trailer é Atacado (é assim que ele não é creditado), quando o vilão erra o endereço do herói. O interessante é que o personagem parece o próprio John McClane. Absurdo na medida certa.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=XinbkOedYm8]
2) As Panteras Detonando (Charlie’s Angels: Full Throttle)
Fazendo uma participação muda (achou que era só o Santoro?) nessa salada absurda e completamente sem sentido, Willis interpreta um oficial do departamento de justiça que tem em sua posse o anel “MacGuffin” (my precious!) no início do longa. O nome do personagem, William Rose Bailey, é uma referência a Axl Rose, que se chama, na verdade, William Bruce Bailey. Não perca o final da cena e a transição para a seguinte, que demonstram claramente a falta de noção do filme.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=GF-Xm5m3D4w#t=10m58s]
1) O Jogador (The Player) – 1992
O mais genial cameo de Willis (e um dos maiores da história do cinema) é uma participação mínima (menos de 40 segundos) que ocorre entre ele e Julia Roberts na fantástica produção de Robert Altman. Interpretando a si mesmo, ele participa do filme dentro do filme, que revela, em seus minutos finais, quão vendida pode ser Hollywood. O Jogador é um filme imprescindível no catálogo de qualquer cinéfilo. Se ainda não viu, não assista o vídeo abaixo e vá AGORA mesmo consertar isso.