Estava eu passeando pelo shopping em Belo Horizonte e me deparei com Antes da Queda, um livro de um sujeito chamado Noah Hawley. “De onde eu conheço esse nome?”, pensei antes de pegar o livro para descobrir a resposta. É o nome do cara responsável por Fargo, uma das melhores séries da televisão e que você pode conferir os reviews semanalmente aqui.
Garanti o meu exemplar na hora. Sou o que especialistas chamam de comprador compulsivo. É um tipo de doença, dizem. Eu prefiro dizer que é um investimento no meu cérebro. Sugiro usar essa desculpa quando alguém começar a querer dizer que você gasta dinheiro demais com cultura. Isso não vale, óbvio, para quem gasta mais de R$ 700 para uma festa open bar apenas porque é cool ou os colegas da faculdade vão ou porque vai ter o cara mais famoso da última semana tocando. Isso é burrice mesmo.
Resenha Antes da Queda
O romance conta a história de um homem e uma criança que são os únicos sobreviventes de um estranho acidente. A narrativa apresenta detalhes da vida de cada uma das 11 pessoas presentes dentro do jatinho particular que caiu no meio do mar. Aos poucos vamos descobrindo detalhes de suas vidas e o que faziam na véspera da tragédia, enquanto paralelamente acompanhamos com atenção a história de Scott Burroughs, o homem que sobreviveu e salvou a vida do pequeno JJ nadando por quilômetros.
Hawley é eficiente na construção da narrativa. Alternando entre eventos que detalham a rotina das vítimas horas antes do acidente e a cobertura intensa da imprensa sedenta por descobrir a verdade, ele envolve o leitor com facilidade. Seu texto é extremamente visual e dá para imaginar fácil como seria uma adaptação para cinema ou televisão da obra. O senso de humor frio característico de Fargo está presente nos traços de seus personagens e às coincidências que conectam a trama.
Desde já, e levando em consideração que ainda não li obras o suficiente, Antes da Queda é o meu voto para figurar na lista de fim de ano dos melhores livros de 2017. Veja aqui quais foram os escolhidos em 2016!