Cynthia Ross, Toronto, April 2024. Foto: Rick McGinnis.

Cynthia Ross apresenta seus poemas no álbum “The Secret Door”

Em abril de 2024, a poetisa canadense Cynthia Ross, ex-contrabaixista da banda The ‘B’ Girls anunciou o lançamento de seu inédito álbum solo de spoken word, chamado “The Secret Door”, que atualmente está sendo comercializado em formato de CD e LP. Com um total de 12 faixas, o debut de Cynthia conta com a colaboração do fantástico multi-instrumentista Tim Bovaconti e foi gravado e mixado em seu estúdio, o “Tim’s Garage Studio” durante os anos de 2023 e 2024. Conforme Ross contou numa oficial de divulgação do álbum: “Tim tinha o estúdio. Eu tinha as palavras. Era algo que eu desejava fazer há anos e Tim apareceu para me fornecer o caminho para essa realização. Serei eternamente grata por nossa colaboração ter funcionado tão facilmente”.

A poesia surgiu cedo na vida da artista, embora apenas agora seu primeiro álbum tenha sido lançado. Numa entrevista concedida recentemente ao Fanzine Brasil, Cynthia revelou que na época do Ensino Médio, já nutria uma conexão especial com a música e com a arte. em tal período, praticava balé, adorava desenhar, dançar e ler livros: “Fazia qualquer coisa que proporcionasse uma saída criativa e servisse como oportunidade para explorar o mundo da imaginação”. A respeito, particularmente de sua destreza poética, refletiu: “A poesia é minha voz interior ou a voz dos anjos ou mesmo de outros seres. É o inconsciente universal que flutua ao nosso redor em reinos superiores. Geralmente escrevo de manhã, antes que as distrações do dia assumam o controle. Minhas inspirações são experiências… passadas, presentes e imaginadas, e também as emoções que são desencadeadas por tais experiências”.  

Ao experimentarmos o “The Secret Door”, parece que realmente nos deparamos com a voz dos anjos que Cynthia disse que ecoam em sua mente, uma vez que, escutando esse notável álbum, sentimos de maneira profunda os doces registros poéticos que ela fez ao longo de sua vida e, assim, enfeitiçados, nos perdemos, por completo numa epifania sonora essencialmente purificadora. O “The Secret Door” é uma sublime obra de arte que nos convida a fazer uma viagem celeste pelo infinito que nos rodeia. 

Essa competente produção é um verdadeiro deleite a todos que brindam a poesia e honram a arte. Vale a pena conhecer o elogiável “The Secret Door” e desfrutar o talento de Cynthia Ross.