O livro “Purificação: o Medo em Versos” lançado em quantidade limitada no início de outubro pela Editora Viegas (MA), é uma compilação de poesias sobre o medo, sentimento que inevitavelmente faz parte da existência humana. A produção literária foi organizada pelo site Fanzine Brasil, mediada por sua Editora-chefe Juliana Vannucchi, e contou com a participação de sete poetisas brasileiras: a psicanalista Natália Amanda, a artística plástica Ana Maria Duarte, a pedagoga Everilda Menezes, a pintora Soraya Balera, a professora Maria Sílvia Vannucchi e a escritora Marcia Carriel.
Purificação: o medo em versos oferece ao leitor uma teia de meditações acerca do medo, arquitetada em torno de expressões subjetivas das poetisas participantes que mergulharam em seus interiores para buscar intuitivamente aquilo que é indizível a respeito desse sentimento, e depois transformar o indizível em palavras. No decorrer do processo de criação do livro, as autoras basearam-se num lema criado por Vannucchi: “A poesia é uma necessidade da alma”. Tendo essa concepção em vista, todas, por meio dos versos que elaboraram, pretendem percorrer os corações dos leitores e enfeitiçá-los com uma verdadeira catarse poética. Ademais, visando apresentar uma experiência estética ampla, além de conter uma série de poesias inéditas, o livro também possui ilustrações autorais exclusivas. Essa elegante combinação entre poesia e pintura, que foi idealizada pelas próprias escritoras, resulta num verdadeiro deleite para todos os amantes da arte, que certamente apreciarão o rico conteúdo oferecido por essa original e caprichada produção literária. Soraya Balera destacou o privilágio e a importância do livro: “O medo, como tema da nossa produção literária, é um poder capaz de transformar os ciclos de nossas vidas. Dar vazão aos sentimentos é, de fato, purificar o medo por meio de versos”.
Desde seu lançamento, o material tem atraído a atenção de vários leitores, uma vez que sua abordagem é um tema comum a todos. Vannucchi, a esse respeito, diz: “O medo é uma condição própria da existência, sempre se faz presente de alguma forma. Atualmente, exemplares do livro circulam por diferentes cidades e estados do país, podendo ser encontrado em livrarias e bibliotecas de São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Piedade (SP), São Luís (MA) e Recife (Pernambuco), dentre outras localidades.