review true detective s04e03

Review True Detective S04E03 – Part III: Flashbacks e avanços na investigação

É DIFÍCIL MANTER O NÍVEL DEPOIS DE DOIS EPISÓDIOS DE QUALIDADE ELEVADA. Não é como True Detective S04E03, Part III, seja ruim. Pelo contrário, pois dá mais atenção para os seus personagens sem descuidar da narrativa e novas revelações misteriosas. Mas a sensação é de um episódio menos inspirado e até um pouco cansativo (no sentido de dar sono mesmo). 

Nesse terceiro episódio, Danvers e Navarro continuam a sua investigação. Contando com poucas pistas disponíveis, a dupla se esforça muito para tentar juntar as peças desse complexo quebra-cabeças. 

Pela primeira vez na temporada conhecemos Annie, a vítima cuja língua foi encontrada no meio do laboratório dos cientistas. Através de um flashback, descobrimos como foi o primeiro encontro dela com a policial Navarro. É uma sequência tensa de um parto natural em que o bebê nasce sem respirar e precisa ser reanimado. Navarro foi até Annie para prendê-la, mas acabou mudando de ideia após presenciar a jovem salvando a vida do recém-nascido. 

Hank (John Hawkes) reúne um grupo de pessoas dispostas a fazer justiça com as próprias mãos e encontrar o responsável pelas mortes no laboratório. É interessante observar como o personagem age de forma independente, em relação às ordens de Danvers. Ele mais parece preocupado em aguardar a sua chefe perder seu trabalho do que fazer o que é necessário. Ao mesmo tempo, de forma bem cuidadosa, ele vai tentando jogar o filho contra Danvers. Espero que esse arco tenha a devida atenção no futuro. 

A investigação leva Danvers e Navarro para uma nova testemunha. Pouco amigável, com uma arma na mão e uma expressão de poucos amigos, essa testemunha fica bastante desconfortável com a visita das agentes da lei e sua irritação não diminui após descobrir a morte dos colegas. 

Por fim, em outro flashback, Danvers explica para Peter porque cortou relações profissionais com Navarro. Enquanto ela conta a história de um chamado que não acabou muito bem para a vítima, nós assistimos ao que aconteceu e as versões parecem um pouquinho diferentes. Danvers prefere omitir a verdade de Peter, que não se dá por satisfeito e fica com uma cara de desconfiado para a história que ouviu. 

True Detective S04E03, Part III, deixa a sensação de ser um episódio filler em uma temporada de tiro curto com apenas seis episódios. Não é necessariamente ruim, mas deixa a desejar em comparação com a dinâmica dos episódios de estreia. O desenvolvimento dos personagens é muito importante para avançarmos na narrativa sem deixar de nos preocupar com o que vai acontecer, mas parece ser um risco ver a série se desequilibrando entre dar atenção para uma coisa mais que para a outra.