o exorcista o devoto ellen burstyn e leslie odom jr - final explicado

Final Explicado: Entenda o fim de O Exorcista: O Devoto

Que os deuses do Cinema me perdoem, mas vou me aventurar no famigerado conteúdo “final explicado”. Nada melhor que começar com o final explicado de O Exorcista: O Devoto. Estou curioso para entender a recepção de um texto assim para atingir aqueles que não são frequentes aqui no Cinema de Buteco. O público normal deve estar se perguntando se eu estou pirado ou muito a toa mesmo para produzir conteúdo assim…

Final Explicado O Exorcista O Devoto: entenda tudo que acontece no final da releitura do melhor filme de terror de todos os tempos

Bom… vou dividir em duas partes, ok? A primeira falando do exorcismo em si e a segunda sobre a aparição de Regan (Linda Blair)

Considerando que é a primeira parte de uma trilogia e o segundo filme se chama “Deceiver” (enganador, em uma tradução livre), podemos imaginar que o exorcismo não foi tão bem sucedido como o imaginado. Principalmente porque, vamos lá, que exorcismo é esse sem um padre? É tipo filme de vampiro em que os dentuços brilham na luz do sol ao invés de serem pulverizados.

LEIA TAMBÉM: Review O Exorcista: O Devoto 

Os minutos finais do exorcismo envolveram uma crítica ao comportamento do religioso padrão, principalmente os mais conservadores. O pai de uma das adolescentes possuídas, ao contrário da atitude da mãe da menina e do pai da outra criança, decide “escolher” salvar a vida da própria filha. Se tratou de uma pegadinha do capeta, que tinha como intenção matar a adolescente escolhida para punir os pais e mostrar a hipocrisia de certas pessoas que usam a religião para justificar seus preconceitos e egoísmo.

Quem é aquela mulher que aparece no final de O Exorcista: O Devoto?

Agora sobre a participação especial de Linda Blair retornando como Regan, a menina do filme de 1973, nos minutos finais de O Exorcista: O Devoto. Para quem não reconheceu, ela é a mulher que aparece no fim do filme e chega para visitar Chris no hospital. A visita de Regan é uma forma de encerrar o arco da personagem Chris, que em alguns momentos questionou se a filha ainda estava viva ou não. Ou será que podemos considerar que Regan será novamente a vítima nas continuações? Acho improvável.

O Exorcista: O Devoto tem cena pós-créditos? 

Tem um artigo completo falando desse assunto aqui e recomendo a leitura, mas se você está dentro do cinema agora, apertado demais para ler e precisando de uma resposta imediata, te digo: não, não tem uma cena extra no filme. Pode ir para o banheiro em paz. o/