Oscar 2021: Previsões Finais
OSCAR 2021: PREVISÕES FINAIS. EM JULHO, PUBLIQUEI A PRIMEIRA LISTA DE PREVISÕES PARA O OSCAR 2021. AGORA, OITO MESES DEPOIS, CHEGOU A HORA DA LISTA DEFINITIVA DO CINEMA DE BUTECO. O ANÚNCIO DA ACADEMIA ACONTECE EM 15 DE MARÇO. CERIMÔNIA EM 25/04.
Está chegando a hora! Nesta segunda, 15, a Academia anuncia a lista de indicados à 93ª edição do Oscar. Por isso, publico, agora, as previsões finais para as principais categorias da maior premiação do cinema.
Antes dos nomes, tem um resumo do que rolou no último mês. É sempre bom entender um pouquinho o que aconteceu de lá pra cá, para que a lista faça sentido. No fim da página, você acessa a minha última lista de previsões para o maior evento do cinema.
WGA, DGA e PGA
O Sindicato dos Roteiristas (WGA) anunciou os seus indicados, divididos nas categorias de roteiro original e adaptado. No primeiro caso, entraram Os Sete de Chicago, Judas e o Messias Negro, O Som do Silêncio, Doce Vingança e Palm Springs. Acho improvável o reconhecimento do último, por parte de Academia, por tratar-se de uma produção com uma distribuidora menor e menos experiente (Hulu). Minari ou Mank deve entrar no seu lugar (A24 e Netflix, respectivamente). Entre os adaptados, o WGA indicou Borat, A Voz Suprema do Blues, The White Tiger, Uma Noite em Miami e Relatos do Mundo. Sim, Nomadland ficou de fora, assim como First Cow e Meu Pai. O drama de Chloé Zhao é favorito pra melhor direção e filme, então, não vejo a Academia esnobando-o em roteiro adaptado.
O Sindicato dos Diretores (DGA) é um dos melhores antecessores da categoria de direção. Geralmente, somente um dos cinco indicados não entra na lista da Academia. Em 2021, foram reconhecidos os trabalhos de Zhao, David Fincher, Aaron Sorkin, Emerald Fennell e Lee Isaac Chung. Spike Lee, Regina King e Florian Zeller são possíveis nomes que podem surpreender. Quem sai? Se realmente acontecer, Fennell ou Chung.
O Sindicato dos Produtores (PGA) revelou o seu Top 10 anual em 8 de março: Borat, Judas e o Messias Negro, A Voz Suprema do Blues, Mank, Minari, Nomadland, Doce Vingança, O Som do Silêncio e Os Sete de Chicago. Uma Noite em Miami, Meu Pai, Destacamento Blood e Relatos do Mundo podem ser lembrados na categoria de melhor filme, lembrando que são indicados entre cinco e dez títulos.
BAFTA
As indicações ao BAFTA, o Oscar britânico, surpreenderam. Diferentemente de edições mais recentes, tivemos uma lista que destoa bastante dos eventos norte-americanos. Isto porque a premiação recebeu diversas críticas em 2020, por sua falta de diversidade. Assim, promoveram mudanças para que fosse possível uma maior visibilidade dos longas inscritos. O número de indicados nas categorias de atuação e direção também foi de cinco para seis.
Um grande choque da lista é a ausência de Carey Mulligan como melhor atriz. A britânica é uma das favoritas ao Oscar, e Doce Vingança teve seis indicações ao BAFTA, incluindo filme e roteiro original. Por outro lado, vimos a categoria de direção ter quatro mulheres reconhecidas, algo inédito na história do evento. Entre os atores, 16 dos 24 indicados fazem parte de grupos minoritários.
Por fim, Druk surpreendeu ao receber quatro indicações: direção, ator, roteiro original e filme em língua não-inglesa. O drama dinamarquês deve levar a estatueta de melhor filme internacional.
Annie Awards
O Annie Awards divulgou a sua seleção também este mês. Os filmes que, de fato, brigam pela estatueta em abril são Soul e Wolfwalkers, ambos indicados ao Oscar da animação. No entanto, estão em categorias diferentes: melhor filme e melhor filme indie, respectivamente. Só no dia da cerimônia americana que saberemos o futuro vencedor da estatueta.
Uma observação importante é em relação à Netflix. Ela teve 40 indicações, incluindo longas e curtas de animação. Esta temporada de premiações tem reforçado a presença, cada vez maior, da distribuidora.
Após esse resumo, chegou a hora de Oscar 2021: Previsões Finais.
Lista de indicações Oscar 2021
Confira, a seguir, Oscar 2021: Previsões Finais.
[bs_smart_list_pack_start][/bs_smart_list_pack_start]
MELHOR FILME
- Os Sete de Chicago (Netflix)
- Judas e o Messias Negro (Warner Bros)
- Destacamento Blood (Netflix)
- Doce Vingança (Focus Features)
- Mank (Netflix)
- O Som do Silêncio (Amazon Studios)
- A Voz Suprema do Blues (Netflix)
- Nomadland (Searchlight Pictures)
- Minari (A24)
- Uma Noite em Miami (Amazon Studios)
Alt.: Borat (Amazon Studios); Meu Pai (Sony Pictures Classics); Never Rarely Sometimes Always (Focus Features); Relatos do Mundo (Universal).
MELHOR DIREÇÃO
- Emerald Fennell, Doce Vingança
- Aaron Sorkin, Os Sete de Chicago
- Chloé Zhao, Nomadland
- David Fincher, Mank
- Florian Zeller, Meu Pai
Alt.: Spike Lee, Destacamento Blood; Lee Isaac Chung, Minari; Regina King, Uma Noite em Miami.
MELHOR ATRIZ
- Frances McDormand, Nomadland
- Viola Davis, A Voz Suprema do Blues
- Andra Day, The United States vs. Billie Holiday
- Vanessa Kirby, Pieces of a Woman
- Carey Mulligan, Doce Vingança
Alt: Zendaya, Malcolm & Marie; Sophia Lauren, The Life Ahead; Michelle Pfeiffer, French Exit (Sony Pictures Classics); Amy Adams, Era uma Vez um Sonho (Netflix).
MELHOR ATOR
- Anthony Hopkins, Meu Pai
- Delroy Lindo, Destacamento Blood (Netflix)
- Gary Oldman, Mank
- Riz Ahmed, O Som do Silêncio
- Chadwick Boseman, A Voz Suprema do Blues
Alt: Steven Yeun – Minari; Tom Hanks, Relatos do Mundo.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Youn Yuh-Jung, Minari
- Glenn Close, Era uma Vez um Sonho
- Ellen Burstyn, Pieces of a Woman
- Amanda Seyfried, Mank
- Olivia Colman, Meu Pai
Alt.: Maria Bakalova, Borat: Fita de Cinema Seguinte; Helena Zengel, Relatos do Mundo; Jodie Foster, The Mauritanian.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Sasha Baron Cohen, Os Sete de Chicago
- Paul Raci, O Som do Silêncio
- Leslie Odom Jr, Uma Noite em Miami
- Chadwick Boseman, Destacamento Blood
- Daniel Kaluuya, Judas e o Messias Negro
Alt.: Stanley Tucci, Supernova; Mark Rylance, Os Sete de Chicago; Bill Murray, On the Rocks; Jared Leto, Pequenos Vestígios.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- Mank
- Minari
- Bela Vingança
- Os Sete de Chicago
- O Som do Silêncio
Alt.: Never Rarely Sometimes Always; Soul; Destacamento Blood; Judas e o Messias Negro.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- Uma Noite em Miami
- Meu Pai
- First Cow
- Nomadland
- A Voz Suprema do Blues
Alt.: Relatos do Mundo; Borat: Fita de Cinema Seguinte.
MELHOR ANIMAÇÃO
- Soul (Disney/Pixar)
- Wolfwalkers (AppleTV/GKids)
- Over the Moon (GKids)
- Dois Irmãos (Disney)
- Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca (Netflix)
Alt.: Super Conectados (Sony Pictures Releasing); Os Croods 2: Uma Nova Era (Dreamworks); Earwig and the Witch (GKids).
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- Druk (Dinamarca)
- Nós Duas (França)
- Colectiv (Romênia)
- Quo Vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)
- La Llorona (Guatemala)
Alt.: Dear Comrades! (Russia), Night of the King (Costa do Marfim); A Sun (Taiwan).
[bs_smart_list_pack_end][/bs_smart_list_pack_end]
Oscar 2021: Previsões Finais.
[amazon_auto_links id=”50554″]