Precisamos Falar Sobre o Kevin (@festivaldorio)


ACHO QUE A MELHOR PALAVRA que caracteriza esse filme é intenso. Não ia fazer esse post pois achei que eu não teria palavras pra descrever o filme, muito menos o que eu senti assistindo-o, mas insistiram pra que eu ao menos tentasse, então vamos ver o que eu consigo!

O filme gira em torno de Eva Khatchadourian (Tilda Swinton), mulher de Franklin Khatchadourian (John C. Reilly) e mãe de Kevin (Ezra Miller). Desde o nascimento de Kevin, percebe-se uma certa falta de dom de Eva para ser mãe. Mas a criança estava lá, então não tinha como desistir. O filme segue 2 linhas paralelas. Uma contando o dia a dia da criação de Kevin e os perrengues sofridos por Eva. Já a outra conta as dificuldades que ela passou após o grande feito de Kevin que mudou a vida da sua família e talvez de toda a cidade.

Desde o início, percebe-se que Kevin não é uma criança comum. Não parece ser doente, apenas tem cara de quem tem problemas. Num dado ponto do filme, começa-se a questionar se ele já nasceu assim, ou se foi incompetência de criação. Acho que a própria Eva em um momento começa a se culpar. Kevin é sagaz, frio, calculista e extremamente inteligente. Acho que até manipulador se encaixa bem. Quando nasce sua irmã, parece que ele consegue ficar pior. Já Eva parece ter um pouco mais de jeito com a filha. O clássico “erra no primeiro e acerta no segundo”. Mas ela não desiste do filho mesmo assim.


A relação entre mãe e filho é próxima e distante ao mesmo tempo. Como se o tempo todo o filho quisesse chamar a atenção da mãe e a mãe do filho. O que não é difícil, tendo essa cara de psicopata. Quando o filme chega as últimos momentos, você sente todo o sofrimento que o filho causou a mãe e começa a entender toda angustia e recriminação que ela sofre em conseqüência dos atos do filho. Tilda Swinton está sensacional no papel, com direito a aparentar mais acabada com o decorrer do filme, e o jovem Ezra Miller promete excelentes filmes pela frente. Assista se puderem, mas se preparem. Como eu disse, o filme é intenso.

FICHA TÉCNICA:

Nome Original: We Need to Talk about Kevin
Direção: Lynne Ramsay
Produção: Jennifer Fox
Luc Roeg
Bob Salerno
Roteiro: Lynne Ramsay
Rory Stewart Kinnear
Elenco: Tilda Swinton (Constantine)
John C. Reilly (Chicago)
Ezra Miller
Lançamento: Dez/2011