Besouro

Fui assistir o tão esperado Besouro ontem no cinema e já adianto logo, estão oferecendo uma coisa nas propagandas e vendendo outra. Sai do cinema com a mesma sensação de quando fui assistir Inimigos Públicos. Mas, vamos ao filme!

Lá pelos idos de 1920, mesmo após o fim da escravidão, no interior da Bahia os negros ainda eram tratados como escravos. Em um desses vilarejos, havia um negro muito respeitado, Mestre Alípio, que estava jurado de morte. Após negligência de um de seus discípulos, Besouro, o mestre é morto numa emboscada. Daí pra frente, após uma luta insana misturando realidade, sobrenatural e religião, Besouro finalmente descobre a missão que seu mestre lhe deixou. E daí em diante temos o capoeirista tocando o zaralho com a cidade e o Coronel! Basicamente, a história é essa. É claro, temos romance, triângulo amoroso, traição, fura olho do amigo, peitinho e sexo (porque filme nacional sem peitinho não é filme nacional né?), e por aí vai.

O que mais me decepcionou no filme, é que ao ver o trailer, você imagina um filme de muita luta, capoeira, ação e aventura! Porra nenhuma! Em um trailer de 10min você consegue ver todas as lutas do filme! BRIMKS! Mas é quase isso. Não desmerecendo o filme, as cenas de luta estão impecáveis! Porém, não vá aos cinemas esperando isso. É um filme nacional para se apresentar lá fora. Fala muito da cultura da época sobre os Orixás e a capoeira e crenças e etc. Uma pena que parece meio corrido e algumas coisas não ficam muito claras, mesmo assim ficou bom. A fotografia está linda e as interpretações até que ficaram plausíveis pra um elenco iniciante!

O saldo do filme é positivo! Logo, recomendo!

FICHA TÉCNICA DA PELÍCULA:

Nome Original: Besouro
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Produção: João Daniel Tikhomiroff
Roteiro: Patrícia Andrade
Elenco: Ailton Carmo
Anderson Grillo
Macalé dos Santos
Flávio Rocha
Jessica Barbosa
Irandhir Santos
Lançamento: Outubro de 2009
Duração: min

Nota do Buteco: 7 Chopps!